IPVA 2022 em Pernambuco: saiba como consultar os valores e ter acesso a reajustes

Pernambucanos começam a ser cobrados pelo IPVA. A partir do próximo dia 9, vence o primeiro carnê de cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Há quem consiga ter acesso até 7% de desconto, optando pela cota única. Abaixo, saiba como consultar os valores e reajustes.

IPVA 2022 em Pernambuco: saiba como consultar os valores e ter acesso a reajustes (Imagem: FDR)
IPVA 2022 em Pernambuco: saiba como consultar os valores e ter acesso a reajustes (Imagem: FDR)

Uma nova rodada do IPVA acaba de começar. Em Pernambuco, o Detran estadual já passou a disponibilizar os carnês de cobrança em seu site. O valor varia de acordo com o tipo do veículo e ano de fabricação, mas de modo geral foi acrescentado em comparação com 2021, tendo em vista os reajustes da Tabela Fipe.

Como saber o valor do meu IPVA 2022 em Pernambuco?

O procedimento de consulta das guias deve ser feito da seguinte forma:

  • Passo 1. Acesse o site do Detran-PE (detran.pe.gov.br) e, no campo “Veículo”, digite a placa do veículo e clique em “Consultar placa”;
  • Passo 2. Na tela seguinte, confira a placa do veículo, confirme o reCaptchae prossiga no botão “Consultar”;
  • Passo 3. Confira os dados do veículo e clique em “Consultar débitos”;
  • Passo 4. Na aba “Detalhamento de débitos”, veja o valor do IPVA 2022 e das taxas dos Bombeiros e Licenciamento, que também têm pagamento obrigatório para a renovação do documento;
  • Passo 5. Clique na aba “Emissão de guias de pagamento” para baixar os boletos de pagamento do IPVA 2022. Então, digite o CPF do proprietário do veículo e vá em “Licenciamento”;
  • Passo 6. Informe se deseja pagar o IPVA 2022 parcelado ou em cota única e prossiga no botão “Gerar guias de pagamento”. Os boletos serão exibidos imediatamente na tela.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 PE

Final da placa Vencimento da cota única ou primeira parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 9 de fevereiro 9 de março 7 de abril
3 e 4 15 de fevereiro 15 de março 13 de abril
5 e 6 18 de fevereiro 18 de março 20 de abril
7 e 8 22 de fevereiro 23 de março 26 de abril
9 e 0 24 de fevereiro 30 de março 29 de abril

Fonte: Sefaz/PE

Em caso de atraso nas datas acima, o cidadão fica sujeito a pagar multas e sofrer demais correções com juros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.