Moradores do Recife começam a pagar IPTU. A partir deste mês, a população local retoma os repasses do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O primeiro carnê está com data de vencimento prevista para o próximo dia 10, podendo garantir descontos de até 10% de desconto. Confira os detalhes abaixo.
O pagamento do IPTU foi iniciado em diversas cidades brasileiras. Para quem reside em Recife (PE), a primeira cobrança acontece no dia 10 de fevereiro. Aqueles que optarem pela cota única, ou seja, quitação do valor total, terão 10% de descontos. Porém, o imposto pode ainda ser parcelado em até dez vezes.
Prazos de pagamento
Quem optar pela divisão da quantia, devera fazer o pagamento até o dia 10 de cada mês, ficando sujeito a pagar juros em caso de atraso. A primeira parcela se inicia em fevereiro e irá até o fim do ano. Nesse caso, não há reajustes ou descontos.
Como acessar os carnês de cobrança do IPTU Recife?
Para ter acesso as guias de pagamento são preciso se conectar ao portal da Prefeitura. Para isso, basta fazer no login no Acesso Rápido do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), ou no aplicativo Conecta Recife, onde também é disponibilizado um QR code ou o código numérico para quitar o boleto por meio do PIX.
Detalhes sobre os descontos
Quem estava adimplente até o dia 30 de novembro, terá acesso a diminuição de 10% através da cota única. Além disso, também adimplente, ou seja, sem dúvidas, ganhará 5% de reajuste no caso do parcelamento.
“Iniciamos mais um ano de muito trabalho por parte da Prefeitura, que precisará se manter próxima da população. O IPTU traz uma receita importante para a nossa gestão e que a gente conta para transformar todas as áreas de interesse público da cidade, como saúde, educação e urbanização. Em 2021, mostramos que estamos em busca permanente por reduzir despesas e elevar receitas, para seguir solucionando problemas da cidade e elevando os serviços oferecidos às pessoas. E tudo isso só funciona a partir do financiamento da sociedade por meio de tributos como o IPTU. Estamos conseguindo entregar muitas coisas e o plano é avançar ainda mais”, detalha a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.