IPTU 2022: população de Curitiba tem até dia 10 para aproveitar desconto

Os moradores de Curitiba (PR) que quiserem obter um desconto de 4% no IPTU 2022 tem até o dia 10 de fevereiro, próxima-quinta-feira, para pagar a parcela única do imposto.

Existe também a possibilidade de pagar o IPTU em até 10 vezes, mas sem desconto. Nesse caso, as datas de vencimento variam entre os dias 11 e 15 de cada mês, começando por fevereiro e terminando em novembro.

A data de vencimento das parcelas dependerá do dígito verificador da indicação fiscal e constará nos boletos. Confira o calendário completo do IPTU 2022 em Curitiba com as datas de vencimento:

  • Cota única (4% de desconto): 10 de fevereiro
  • Dígitos 1 e 2, dia 11 de cada mês
  • Dígitos 3 e 4, dia 12 de cada mês
  • Dígitos 5 e 6, dia 13 de cada mês
  • Dígitos 7 e 8, dia 14 de cada mês
  • Dígitos 9 e 0, dia 15 de cada mês

Para quem optar pelo pagamento em débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 18 de fevereiro e as restantes sempre no dia 11 de cada mês. Essa opção deve ser requisitada ao banco pelo menos 30 dias antes do vencimento da parcela, mesmo se o contribuinte não tiver pago as parcelas anteriores por débito automático.

Como emitir boletos do IPTU 2022?

Os boletos para pagamento da cota única e da primeira parcela foram entregues nas residências dos contribuintes ao longo do mês de janeiro. Mas é possível imprimir os boletos pelo site da Prefeitura de Curitiba ou pelo Curitiba App.

O Curitiba App está disponível na Google Play Store e na App Store. Para se cadastrar ou fazer login, é necessário informar CPF e senha. Uma vez dentro do app, o usuário deve clicar em “IPTU” e informar inscrição imobiliária ou indicação fiscal.

Quem desejar imprimir os boletos de todas as parcelas pelo app deve clicar em “Gerar todas as parcelas”. Para imprimir apenas os boletos da cota única e da primeira parcela, clique em “Consultar parcelas”.

Também é possível imprimir os boletos através do site da prefeitura. Primeiro, clique no banner do IPTU 2022, no fim da página inicial. Na página que abrir, informe os dados requisitados e selecione “Gerar todas as parcelas” ou “Consultar parcelas”, assim como no app.

Quem não tem acesso à internet poderá requisitar os boletos nas unidades da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Os boletos podem pagos em caixas eletrônicos e internet banking dos bancos conveniados (Ailos, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil, Santander Sicredi e Sicoob).

Este ano, o imposto sofreu um reajuste de 10,74%, equivalente à inflação de 2021 medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.