Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos

Se você é morador da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e trabalha na área da cultura, tem até hoje (24) para solicitar o valor de R$ 800 do auxílio emergencialDe acordo com o edital disponibilizado pela Prefeitura Municipal, existem pelo menos 500 vagas para beneficiar o público alvo.

Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos
Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos (IMAGEM: FDR)

O programa surgiu após uma ação entre o governo municipal e estadual, e pretende contemplar os que foram atingidos com os efeitos da pandemia. Ficam disponíveis para contemplação R$ 400 mil, ao todo.

Desse valor, R$ 300 mil vieram do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado (FAC-RS), e mais R$ 100 mil dos cofres da própria prefeitura de Santa Cruz do Sul. A ideia é que sejam beneficiados os primeiros 500 inscritos no projeto. 

Inscrições no auxílio emergencial da cultura

De acordo com o edital que foi publicado no site da prefeitura municipal, podem se inscrever no auxílio emergencial aqueles que se enquadram como artistas da:

  • Artes circenses;
  • Dança;
  • Teatro;
  • Artes visuais;
  • Artesanato;
  • Audiovisual;
  • Carnaval;
  • Cultura alimentar gastronomia;
  • Cultura digital;
  • Cultura de povos originários e tradicionais;
  • Cultura popular;
  • Design;
  • Diversidade linguística;
  • Fotografia;
  • Literatura;
  • Moda;
  • Museus e espaços de memória;
  • Música;
  • Patrimônio cultural.

As inscrições seguem abertas presencialmente até ás 14h desta segunda-feira, 24. Mas atenção, pois é necessário agendar a presença por meio do site do município de Santa Cruz do Sul (acesse por aqui). Ou, através do telefone de contato: (51) 3717-3674. 

Vale lembrar que para concorrer a parcela única de R$ 800 o artista deve comprovar que possuí mais de 18 anos. Além disso, deve estar ativo no Cadastrado no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC).

Ao agendar sua presença para inscrição diretamente no pátio da prefeitura, o cidadão deve comparecer portando os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição – (com materiais que comprovem a atuação cultural do candidato);
  • Cópia simples de documento de identificação com foto e do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da Certidão Negativa de Débito ou Documento de Regularidade para com a Fazenda Pública Municipal até 20 de março de 2020 (pessoa física).

A seleção vai usar como critério a ordem de inscrição no programa, e deve publicar a lista de aprovados a partir do dia 2 de fevereiro de 2022. O pagamento acontecerá em até 15 dias após a assinatura do contrato. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com