Apps de desconto, cashback e milhas são os que mais crescem no Brasil; como aproveitar?

A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box que trata do uso de aplicativos, revelou um aumento no uso de apps e programas de fidelidade, gestão de milhas e cashback em todo o Brasil. A retomada da circulação de pessoas nas ruas e a crise econômica são fatores que contribuíram para este resultado. Saiba mais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 20 de novembro do ano passado e participaram 2.036 pessoas com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone. 

Ao passo que apps como AME, Livelo, Smiles cresceram no ranking do Radar de Popularidade de Apps, outros como Latam Pass, Oktoplus, Meliuz e Shell Box estrearam no gráfico, que mostra os aplicativos que mais aparecem na tela principal do smartphone  da população brasileira.

Levando em consideração que a pesquisa foi reafixada no mês de novembro, é possível  que promoções relativas a Black Friday tenha impactado o resultado obtido. O aplicativo Livelo foi o que registrou o maior crescimento em 12 meses.

Também se destaca o crescimento contínuo dos apps Picpay e Telegram, que superaram pela primeira vez a barreira da presença na tela principal de 10% ou mais dos smartphones do país. 

O PicPay vem concentrado suas forças para aumentar a base de usuários, ao mesmo tempo que prepara seu IPO. A plataforma adquiriu ainda o GuiaBolso no último ano.

O Telegram, por sua vez, vem se tornando uma alternativa ao WhatsApp, em especial, para usuários que desejam entrar em grupos ou canais com grande número de usuários.

A volta do brasileiros aos aeroportos também explica a presença de aplicativos de companhias como Azul, da Latam Airlines e do Latam Pass, apareçam no Radar.

O Radar inclui aplicativos que aparecem na tela principal de no mínimo 2% dos smartphones nacionais. Somente 60 apps bateram esta meta. É importante ressaltar que as pessoas entrevistadas devem listar até 20 aplicativos que ficam na tela principal de seu smartphone. Os entrevistados citaram 1.826 apps diferentes. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.