Atenção! Grupo de aposentados têm até sexta (31) para fazer prova de vida online

Ficou suspensa de janeiro de 2020 a setembro de 2021 a prova de vida para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo Federal. No entanto, o prazo volta a valer e deve ser cumprido até amanhã, sexta-feira (31). A novidade é a possibilidade de fazer o processo online. 

Devido a pandemia de Covid-19, que atingiu principalmente os mais idosos, o governo federal havia suspendido a obrigatoriedade do procedimento. Isso porque, muitos preferiam ir até o banco de sua confiança para apresentação presencial.

Logo, para evitar aglomerações a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia criou essa regra excepcional. Agora, o mesmo órgão orienta que os aposentados compareçam ao banco que recebem seu salário com um documento de identificação. 

O processo é bem simples, basta que um atendente do banco preencha um cadastro atualizado a respeito do cidadão e indique que ele continua vivo para receber seu salário. A prova de vida tem justamente o objetivo de evitar fraudes. 

Faça a prova de vida online

Outra opção também oferecida é realizar o procedimento por meio da prova de vida online. A alternativa pode ser interessante para aqueles que estão acamados, ou que por algum motivo não estejam próximos ao banco até o dia 31 de dezembro.

É o caso de quem foi viajar no feriado de réveillon, por exemplo. Para eles, a melhor saída para manter seu salário é fazer a prova de vida totalmente online. Para isso o servidor aposentado deve baixar e se cadastrar no aplicativo Gov.Br.

Vale dizer ainda, que o sistema apenas libera a comprovação de vida online caso o cidadão já tenha cadastrado sua biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Caso contrário, a única saída é realmente procurar uma agência bancária mais próxima da sua localização.

Deixar de fazer a prova de vida dentro do prazo estabelecido, isto é, até esta sexta-feira (31), gera consequências. Como a possibilidade de bloqueio do salário, devido a falta de atualização dos dados. 

Prova de vida dos aposentados do INSS

Em contrapartida aos servidores públicos, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam mais tempo. Para eles, ficou autorizado o retorno da comprovação de vida a partir de janeiro de 2022. 

Ainda restam 3,3 milhões de aposentados para realizar o procedimento, conforme informou o próprio INSS. Outros 33 milhões já realizaram o processo.

A novidade para o próximo ano é que o calendário vai considerar o mês de nascimento do segurado, dessa forma:

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: nova prova de vida em janeiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: nova prova de vida em fevereiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: nova prova de vida em março de 2022
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: nova prova de vida em abril de 2022
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: nova prova de vida em maio de 2022
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: nova prova em junho de 2022
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: nova prova em julho de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: nova prova em agosto de 2022

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com