Atenção! Grupo de aposentados têm até sexta (31) para fazer prova de vida online

Ficou suspensa de janeiro de 2020 a setembro de 2021 a prova de vida para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo Federal. No entanto, o prazo volta a valer e deve ser cumprido até amanhã, sexta-feira (31). A novidade é a possibilidade de fazer o processo online. 

publicidade

Devido a pandemia de Covid-19, que atingiu principalmente os mais idosos, o governo federal havia suspendido a obrigatoriedade do procedimento. Isso porque, muitos preferiam ir até o banco de sua confiança para apresentação presencial.

Logo, para evitar aglomerações a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia criou essa regra excepcional. Agora, o mesmo órgão orienta que os aposentados compareçam ao banco que recebem seu salário com um documento de identificação. 

O processo é bem simples, basta que um atendente do banco preencha um cadastro atualizado a respeito do cidadão e indique que ele continua vivo para receber seu salário. A prova de vida tem justamente o objetivo de evitar fraudes. 

publicidade

Faça a prova de vida online

Outra opção também oferecida é realizar o procedimento por meio da prova de vida online. A alternativa pode ser interessante para aqueles que estão acamados, ou que por algum motivo não estejam próximos ao banco até o dia 31 de dezembro.

É o caso de quem foi viajar no feriado de réveillon, por exemplo. Para eles, a melhor saída para manter seu salário é fazer a prova de vida totalmente online. Para isso o servidor aposentado deve baixar e se cadastrar no aplicativo Gov.Br.

Vale dizer ainda, que o sistema apenas libera a comprovação de vida online caso o cidadão já tenha cadastrado sua biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Caso contrário, a única saída é realmente procurar uma agência bancária mais próxima da sua localização.

Deixar de fazer a prova de vida dentro do prazo estabelecido, isto é, até esta sexta-feira (31), gera consequências. Como a possibilidade de bloqueio do salário, devido a falta de atualização dos dados. 

Prova de vida dos aposentados do INSS

Em contrapartida aos servidores públicos, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam mais tempo. Para eles, ficou autorizado o retorno da comprovação de vida a partir de janeiro de 2022. 

publicidade

Ainda restam 3,3 milhões de aposentados para realizar o procedimento, conforme informou o próprio INSS. Outros 33 milhões já realizaram o processo.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A novidade para o próximo ano é que o calendário vai considerar o mês de nascimento do segurado, dessa forma:

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: nova prova de vida em janeiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: nova prova de vida em fevereiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: nova prova de vida em março de 2022
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: nova prova de vida em abril de 2022
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: nova prova de vida em maio de 2022
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: nova prova em junho de 2022
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: nova prova em julho de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: nova prova em agosto de 2022
publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.