Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022

Pagamento do IPVA tem calendário anunciado no Acre. Nessa semana, o governo do estado disponibilizou as datas para a prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2022, a população poderá ter um desconto de 10% se aderir a cota única. Já o parcelamento poderá ser feito em até três vezes.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)

O fim do ano significa também a divulgação dos calendários do IPVA. Para quem reside no Acre, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) acaba de disponibilizar as datas de pagamento.

O primeiro boleto vence no fim de janeiro e o prazo máximo se encerra em março, para quem optar pela divisão da cobrança.

Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: FDR)
Governo do Acre libera calendário de pagamentos do IPVA 2022 (Imagem: Sefaz-AC)

Descontos e parcelamentos

Além do calendário, a Sefaz também informou como funcionará o pagamento. A cota única deverá ser quitada até o último dia de janeiro e irá garantir um desconto de 10% no valor total do imposto.

Porém, quem não tiver a quantia integral pode optar pelo parcelamento que se manterá entre janeiro e março, com o prazo de vencimento no fim de cada mês. Os boletos ficarão disponíveis em breve, pelo portal do Detran, para acessar basta informar o número do Renavan.

Há uma grande novidade. Pela primeira vez a população poderá utilizar o PIX para fazer o pagamento.

“Em relação à novidade do Pix, nosso estado foi o primeiro a implantar o Pix para o recebimento dos nossos tributos estaduais, isso facilita tanto para a Fazenda reconhecer esses pagamentos, como para o contribuinte, que pode fazer o pagamento por qualquer banco e conta que ele tiver”, informou o diretor de administração tributária da Sefaz, Clóvis Gomes.

A alíquota será a mesma aplicada desde 2002, o que significa uma taxação de 2% para veículos de passeio, caminhonetes e 1% para motocicletas, caminhões e ônibus.

Esse ano teve um fato atípico por conta de alguns problemas nas montadoras de veículos, que a oferta foi pouca e isso fez com que os veículos usados tivessem um aumento de preço grande. E o imposto é calculado sobre o valor do veículo, e como o valor do veículo aumentou em relação ao ano anterior, o IPVA vai ficar um pouco mais caro”, explicou.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.