O Serasa Score, ou score de crédito, nada mais é do que uma pontuação que vai de zero a mil e mostra, para o mercado, qual a chance do consumidor pagar – ou não – as suas contas num período de doze meses.
O Serasa Score pode ajudar o cliente a conseguir empréstimos, financiamentos e crediários. É possível consultar a pontuação de cada CPF, quantas vezes o consumidor quiser. E o melhor: é de graça!
Quando o consumidor fica ciente do que é o Serasa Score de Crédito, ele quer aprender como aumentar a sua pontuação. Portanto, o FDR vai listar algumas atitudes que fatalmente vão aumentar o Score de todos os que assim procederem.
Serasa Score
Janeiro é o mês do planejamento. Então planejar é preciso! Se o cliente quer aumentar o seu Score, esse é o momento em que ele para e analisa o que vai fazer para melhorar a sua situação financeira.
É possível juntar um planejamento com o outro. Por exemplo: Se o indivíduo decidiu que vai perder aqueles quilinhos extras, já é a pizza, o delivery que ele não vai comprar, nem nos fins de semana! Ou seja, menos dinheiro gasto e, consequentemente, economia para o bolso.
De olho no plano
Cuidado redobrado com o carnaval! Normalmente só conseguimos nos livrar das dívidas deixadas pelas festas, bebidas e bloquinhos de rua, “quarenta dias” depois da sexta-feira santa. Manter o objetivo do Serasa Score na mente é imprescindível.
Março é conhecido por ser o verdadeiro começo do ano. Afinal, parece que tudo só começa a acontecer depois do carnaval. Aliás, esse mês não tem nenhum feriado, ou seja, todas as oportunidade para o consumidor poupar dinheiro e fazer algo muito importante para quem quer aumentar o Serasa Score: Limpar o nome!
Já que o ano começou de novo, chegou a hora de botar a casa em ordem o “nome” é o alicerce para que essa casa se mantenha em pé. Fazer acordos nesse mês, com as empresas onde há débitos, costuma ser uma ótima opção.
Em maio, caso o Score esteja demorando de aumentar, é hora de fazer outra reflexão:
- Pagou todas as contas em dia?
- Conseguiu manter o nome limpo com os acordos?
- Atualizou os dados cadastrais no site do Serasa Score?
Se alguma dessas respostas foi “não”, esse é o mês exato para voltar um pouco e ver onde pode ter acontecido o erro. Afinal ainda faltam 7 meses para o ano acabar. Quer dizer, tempo suficiente para o consumidor cumprir com os seus planejamentos.
Meio caminho já andado
Em junho, os festejos tendem a nos fazer pular o dia do pagamento das contas. Contudo, para não acabar queimado com o mercado, é preciso dar foco no plano de receber seu crédito permanente, mais do que de tomar aquele licor temporário.
Logo acima tem um vídeo bem curtinho que mostra como a pontuação depende unicamente do comportamento do consumidor. Portanto, responsabilidade!
Em julho, se tudo estiver seguindo conforme planejado, o Serasa Score pode sim aumentar “do nada”. Depois do vídeo, sabendo que a pontuação é dinâmica, o que pode ajudar é colocar algumas contas inevitáveis no débito automático.
Assim sendo, o consumidor não corre o risco de esquecer e se livra da sombra de uma nova possível negativação. Mas cuidado com o cheque especial! Os juros, via de regra, são os mais violentos do mercado financeiro.
A reta final do Serasa Score
Agosto: O mês que vale por dois. Assim como março, agosto é um dos meses mais longos do ano. Contudo, dessa vez, já dá para visualizar uma festa de fim de ano mais leve. Para poder curtir o final da jornada, nada melhor que abrir o Cadastro Positivo.
O Cadastro Positivo é uma espécie de currículo financeiro que mostra para o mercado os hábitos de pagamento do consumidor. Assim sendo, ele pode conseguir análises de crédito menos burocráticas e condições de pagamento mais justas.
Setembro é independência ou dívidas! Lembre que o consumidor não precisa quitar o acordo para que seu nome saia da negativação. Pagando a primeira parcela, isso já acontece. Portando esse mês é uma ótima oportunidade para procurar a empresa, feche um bom acordo e honre-o!
Outubro… 80% do ano já vai ter passado. E os outros 20%? O consumidor aproveita e aplica no próprio orçamento. Isso mesmo, não é bom comprometer mais de 20% do que se ganha com pagamento de dívidas. É preciso ter cuidado para não entrar na famosa bola-de-neve.
Novembro é um mês ideal para, certamente no feriado de finados, o consumidor enterrar de vez os maus hábitos. Chega de gastos desnecessários, de atrasar a fatura do cartão e de pagar balada para os “amigos”. o 13º está às portas e costuma dar uma falsa sensação de poder.
Em dezembro não tem milagre natalino que aumente o Serasa Score se o consumidor não se comportou bem durante o ano. As regras são simples e estão todas ai em cima. Se colocar tudo em prática que a pontuação vai lá pra cima.
Linha de Chegada do Serasa Score
Mas, se mesmo assim, o consumidor precisar de uma ajudinha extra com mais informações, é importante acessar o site oficial do Serasa Score. Porque lá ele pode acessar e consultar à vontade, sem que isso influencie na sua pontuação.