O calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS começará em breve e ainda há muitos brasileiros em dúvida quanto a seu funcionamento. Entre os questionamentos mais presentes, está a incerteza se o benefício só poderá ser utilizado por aqueles que possuem contas ativas no FGTS. A afirmação é falsa, pois o valor será concedido a partir de um percentual do saldo de todas as contas do trabalhador.
Para cadastros com até R$ 500 serão liberados saldos de 50%. Quanto maior for o fundo, menor será o pagamento e no caso daqueles que ultrapassarem os R$ 500 a quantia seguirá a seguinte parcela fixada.
Leia também: Saque aniversário do FGTS pode aumentar em 5x limite para empréstimo
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS
Quem desejar transferir seu funcionamento do FGTS da modalidade tradicional para a nova, precisará acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo do FGTS.
O procedimento é simples, basta que o beneficiário entre em sua conta por meio do número de seu CPF e selecione a aba ou botão de transferência.
Ao clicar na opção “saque aniversário” aparecerá uma página com as informações e obrigatoriedades da categoria, é preciso ler atenciosamente e se concordar com todas selecionar a opção “aceito”.
A portabilidade será feita automaticamente e o beneficiário poderá receber de acordo com as datas do calendário divulgado logo abaixo.
É válido ressaltar que, em caso de desistência, o beneficiário precisará esperar um tempo de 2 anos para poder retomar a categoria de pagamento tradicional.
Leia também: FGTS inativo também dá direito ao saque? Saiba aqui!
Um dos principais motivos pelos quais os trabalhadores estão resistentes a nova medida é que ela não permite o pagamento do seguro-desemprego.
Nesse caso, quem receber o saque-aniversário não terá direito ao benefício, tendo em vista que só é possível fazer um saque ao ano (exceto na modalidade imediata).
Calendário de pagamento de 2020
Os saques começam a partir do mês de abril e se estenderão até o fim do ano. Confira:
- Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
- Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
- Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro de 2020;
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
A partir de 2021, o saque ocorrerá no mês do aniversário do trabalhador.