O Ibovespa fechou praticamente estável nesta quarta-feira. O mercado aguarda a decisão sobre a nova Selic, a taxa básica de juros, que deve ser divulgada ainda hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central.
O principal índice da Bolsa de Valores brasileira encerrou o dia com variação negativa de 0,05%, aos 106.363 pontos. Durante o dia, o Ibovespa chegou a operar em alta de +1,7% mesmo em meio à cautela do mercado financeiro sobre as novas taxas de juros. O volume financeiro negociado hoje somou 27,7 bilhões.
Embora tenha ensaiado uma recuperação, o índice respondeu negativamente à perspectiva de juros mais altos. Isso acontece porque a bolsa tende a sentir os efeitos no custo de capital das empresas e potencial migração de recursos da renda variável para a renda fixa.
O resultado é uma queda no índice da Bolsa de Valores, que reage pessimista.
Além da projeção de um aumento de 1,5 ponto percentual na taxa Selic, que atualmente está em 6,25%, o pregão também repercutiu os balanços corporativos do terceiro trimestre de empresas como Santander Brasil e Banco Inter.
Beneficiado pela alta dos juros, o real abriu vantagem ante o dólar nesta quarta. A moeda americana teve queda de -0,33%, cotada a R$ 5,5510.