O Governo do Estado de São Paulo (SP) decidiu antecipar o intervalo no calendário de doses da vacina Pfizer. De agora em diante, os cidadãos paulistas devem aguardar 21 dias entre a primeira e a segunda dose, uma antecipação de oito semanas.
A decisão foi tomada com base nas instruções da própria bula da vacina Pfizer, no intuito de ampliar a proteção das pessoas imunizadas, bem como a cobertura vacinal do Estado de São Paulo.
A medida irá contemplar cerca de dois milhões de pessoas com 18 anos de idade ou mais que já receberam a primeira dose e estão na espera para concluir o esquema vacinal.
Esta é mais uma estratégia estabelecida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI), e já está em vigor desde esta terça-feira, 19. Na oportunidade, a coordenadora geral do PEI, Regiane de Paula, declarou que o governo estadual já distribuiu integralmente as doses da vacina Pfizer em todos os municípios paulistas.
O quantitativo será capaz de concluir a vacinação dos adultos, motivo pelo qual foi firmado o acordo de reduzir o intervalo de aplicação entre as doses da vacina Pfizer junto ao Cosems.
Agora, com o objetivo de estimular a adesão à campanha de vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde de SP (SES-SP) junto à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), começaram a enviar mensagens de texto informando sobre a alteração no calendário.
As mensagens serão enviadas para os números de celular cadastrados no portal Vacina Já, plataforma por onde os cidadãos paulistas precisaram fazer um pré-cadastro para serem imunizados.
As notificações também irão abranger o e-mail com informações completas sobre a vacinação, como as recomendações de documentação a ser apresentada na ocasião.
Mas vale ressaltar que na situação do cidadão que já recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, basta ele conferir a data mencionada na etiqueta da etapa inicial e contar 21 dias. Se este período for completado, basta se dirigir ao posto de vacinação mais próximo para completar o esquema vacinal.
Enquanto isso, a imunização de adolescentes que é feita com o mesmo imunizante, segue com o intervalo de oito semanas entre cada dose.
Desde que iniciou a campanha de vacinação, o Estado de São Paulo já aplicou mais de 69 milhões de doses, entre elas a vacina Pfizer, bem como a AstraZeneca, CoronaVac e Janssen.
Portanto, 84,17% da população adulta de SP já completou o esquema vacinal com um dos imunizantes mencionados. As informações são do Vacinômetro, atualizado em tempo real.