Na última segunda-feira (4), o Porto Seguro comunicou que assinou acordo para compra de 74,6% de participação na Atar, por meio de seu Fundo de Investimento em Participações Porto Ventures (FIP Porto Ventures). O valor da transação não foi divulgado.
A fintech Atar desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária a empresas. Com a aquisição, ela passará a integrar o ecossistema Porto Seguro.
Em comunicado a Porto afirma que a compra reforça a sua estratégia de otimização da transformação para o mercado digital. A aquisição tem o intuito de consolidar a participação da empresa no segmento de serviços financeiros.
A Porto Seguro destaca que a Atar é uma instituição de pagamentos capaz de criar soluções de modo eficiente, ágil e escalável — incluindo a conta digital.
Hoje, a Porto Seguro conta com uma grande variedade de serviços financeiros para os clientes. Como exemplo, estão os cartões de crédito, empréstimos, consórcios, financiamento de veículos, previdência privada e gestão de investimentos.
Com essa novidade, a empresa completará o portfólio com uma conta digital desenvolvida para o atendimento das necessidades dos clientes.
Conforme o comunicado, a Atar seguirá como uma empresa independente, atendendo os seus clientes. Essa fintech seguirá com o intuito de crescer no mercado de BaaS e infraestrutura bancária;
A Porto Seguro informa que a sede da Atar continuará em Santa Catarina. Alguns sócios permanecerão na operação.
Por fim, a Porto comunica que aportará um valor adicional para o desenvolvimento de novos serviços. Além disso, essa quantia será utilizada para a ampliação da plataforma de pagamento da Atar.
Compra da Atar pela Porto Seguro tem potencial de fortalecer as duas empresas
O co-fundador e CEO da Atar, Orlando Purim Junior, acredita que essa operação fortalece as duas empresas. Ele afirma que a Porto Seguro possui na Atar “um motor de conta digital moderno e escalável”.
O executivo destaca a capacidade de processamento de um grande volume de contas que virão — além do conhecimento e rápida capacidade de adaptação dos funcionários da Atar.
Já a Atar, conforme Purim Junior, ganha um cliente e parceiro de destaque. Assim, ela completará a oferta de produtos de seu BaaS com produtos da Porto Seguro. Com isso, os clientes poderão criar bancos digitais com seguros, empréstimos e demais serviços.