Você já ouviu falar em bancos digitais? Provavelmente sim. Nos últimos 5 anos, o mercado financeiro vez se reformulando no Brasil, graças a criação e propagação das fintechs. Tratam-se de plataformas bancárias que permitem que seus usuários realizem os tradicionais serviços de forma mais ágil, rápida e muitas vezes livres de taxas. Entre as marcas mais conhecidas, estão o Nubank, Neon, C6 Bank, Banco Inter, entre outras.
O Nubank até então é considerado como o mais querido nacionalmente. Atualmente, a rede já contabiliza 20 milhões de clientes, oferecendo um cartão de crédito sem anuidade, conta inteiramente digital, programa de pontos e demais regalias por meio de suas ações promocionais.
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Um dos principais atrativos da marca é a desburocratização de seus serviços. Os clientes NU conseguem criar suas contas sem precisar passar por uma aprovação ou análise financeira, aumentando ainda mais o número de pessoas na rede.
Além disso, o cartão de crédito Nu é considerado como o grande primeiro passo da inovação de cartões no mercado brasileiro.
Seus titulares estão ausentes de taxas de pagamento, podem parcelar as próprias parcelas, aumentar e diminuir o limite do serviço na hora que quiser, sem precisar passar por filas e demais desgastes tradicionalmente conhecidos nas instituições tradicionais.
Outro grande nome nesse mercado é o Inter, que já conta com mais de 4 milhões de clientes. Somente no último ano, a marca conquistou mais de 1,45 novos usuários e tem uma expectativa de dobrar sua quantia total para 8 milhões em 2020.
Segundo Priscila Salles, diretora de marketing e CRM, o alto nível de desbancarização no país é uma oportunidade para fisgar novos clientes. “Os bancos digitais ficaram mais conhecidos em 2019, mas agora o maior desafio é como se diferenciar”, observa.
Visando atrair ainda mais clientes, a marca criou o “Super App”. Uma plataforma que conta com mais de cem lojistas, fornecendo descontos em produtos e serviços, desde aluguel, passagens áreas, até utensílios de moda. “Hoje, o aplicativo é a vida das pessoas e oferece cada vez mais conveniência”, explicou a diretora.
Indo na mesma direção do Nubank e Inter, o Banco Original já contabiliza mais de 3 milhões de clientes, que na grande maioria das vezes, segundo Raul Moreira, diretor-executivo de tecnologia da informação, produtos e operações do banco, vem das instituições tradicionais.
Ele explica que um ambiente mais prático, dinâmico e tecnológico vem conquistando cada vez mais os brasileiros, que buscam por facilidade na hora de administrar as contas.
“Para que possa efetivamente ser o principal banco do cliente, é preciso ter uma solução completa”, explicou o gestor.