Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Juiz de Fora anunciou que o cadastro para desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 e anistia de débitos foi prorrogado até o dia 15 de dezembro. Os descontos serão aplicados apenas para aqueles que se cadastrarem.
Essa campanha, que concede anistia dos débitos para os contribuintes inadimplentes e a garantia do IPTU para o ano de 2022, teve início no dia 31 de maio.
Inicialmente, a previsão era que o encerramento do período para cadastro fosse no dia 30 de setembro. Assim, com este novo anúncio, os cidadãos juiz-foranos ganharam mais dois meses e meio para realizar o procedimento.
A secretária da Fazenda, Fernanda Finotti, afirma que houve a prorrogação “sabendo que o cidadão que possui débitos com o município aderiu bem à campanha”.
No entanto, ela destaca que há gente que sabe da necessidade de realizar o cadastro, “mas não ficou claro que o cadastro é para todos os contribuintes da cidade”.
Por conta disso, Finotti direciona a mensagem para o contribuinte que paga os impostos em dia e deseja obter o desconto do IPTU, e para quem paga as parcelas no carnê mensalmente.
Ela destaca que essas pessoas precisam efetuar esse cadastro para ter o nome registrado no sistema. Desse modo, será possível garantir o desconto para o ano que vem. “Estamos frisando a necessidade de todos fazerem”, reforça.
Por fim, a secretária da Fazenda informa que o cadastro será atualizado todos os anos. Esse procedimento será necessário para toda a população de Juiz de Fora.
Como realizar o cadastro para garantir descontos no IPTU 2022 em Juiz de Fora
Os interessados em obter os benefícios, nos valores devidos em 2022, devem acessar o site da PJF e preencher o formulário.
Caso não consiga fazer esse procedimento, o cidadão deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone 3690-7339. Dessa forma, será possível receber orientação sobre como realizar o cadastro forma virtual.
O contribuinte ainda pode agendar atendimento presencial no Procon pelos telefones 3690-7350, 3690-7434, 3690-7515, 3690-7339 ou 3690-8501. O horário de atendimento é das 8h às 14h.