Os candidatos que faltaram na prova do Encceja realizada no último domingo (29), devem comprovar a ausência com documentos médicos ou declarações de dificuldades no local da prova. A solicitação deve ser feita via internet, pelo Sistema Encceja, no site do INEP.
Desde a última segunda-feira (30) o Inep começou a receber os pedidos para a reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O certame que é referente ao ano passado (2020), oferece novas oportunidades para quem, por algum motivo específico, não conseguiu fazer no dia esperado. O edital foi divulgado pelo Diário Oficial da União, através do Governo Federal.
As provas oficias foram aplicadas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, no dia 29 de agosto. Agora, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que precisem fazer a prova de competências, podem pedir a reaplicação do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) destaca que só poderá fazer o exame quem teve sintomas de doenças infectocontagiosas ou problemas nos locais de prova. Diferente do ENEM, esta prova serve como certificado de aprendizagem para jovens e adultos.
As doenças consideradas pelo edital são:
- Covid-19,
- Haemophilus Influenza,
- Varíola,
- Influenza humana A e B,
- Poliomielite por poliovírus selvagem,
- Sarampo,
- Rubéola
- doença meningocócica
- Meningites,
- Varicela,
- Coqueluche,
- Difteria.
Em situações de dificuldades com a logística do local de prova, são consideradas situações de desastres naturais como chuvas fortes e alagamentos, falta de energia elétrica e falta de água. Para quem já pediu a solicitação do exame, os resultados estão disponíveis no site do INEP.
Como solicitar a reaplicação do Encceja
A organização da prova destaca também que, para quem faltou ao exame por outros motivos, não é possível pedir a reaplicação da prova este ano (2021).
Contudo, é necessário justificar a ausência, para evitar o pagamento de uma taxa de inscrição na próxima edição, que deve acontecer no ano que vem.
A solicitação da reaplicação deve ser feita até a próxima sexta-feira (3) de setembro, pela plataforma disponibilizada Ministério da Educação, Sistema Encceja.
Assim, é necessário aplicar os documentos médicos que comprovem a ausência do estudante, além de documentos com foto como Carteira de Identidade e CPF.