Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica? Na última terça-feira (24), a Receita Federal disponibilizou a consulta do quarto lote de restituição. Apesar disso, ainda há pessoas que fizeram a declaração e ainda não receberão neste lote. Entenda possíveis motivos para este problema.
No 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2021, o crédito acontecerá no dia 31 de agosto para 3,8 milhões de contribuintes. A quantia total a ser distribuída será de R$ 5,1 bilhões.
Deste total, R$ 273,2 milhões serão direcionados aos contribuintes com prioridade legal:
- 8,1 mil contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 67 mil contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
- 26,6 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, foram contemplados 3,7 milhões de contribuintes não prioritários que enviaram a declaração corretamente até o dia 16 de agosto deste ano.
Para saber se teve a declaração liberada para o recebimento da restituição neste lote, basta acessar a página da Receita Federal. Por meio do aplicativo do Imposto de Renda para tablets e smartphones, também será possível realizar a consulta da declaração.
Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica?
Conforme indicado pela Receita Federal, o 4º lote da restituição será pago para os contribuintes citados anteriormente. Vale destacar que o cronograma da restituição de 2021 possui cinco lotes. Sendo assim, a quantia ainda pode ser depositada no quinto, e último, lote deste ano — no final de setembro.
De qualquer forma, a restituição é paga apenas se a declaração do IR enviada não tiver erros. Por conta disso, o contribuinte deve verificar se a Receita Federal identificou algum problema na declaração.
Para saber se há inconsistências no documento enviado, a pessoa deve acessar o portal e-CAC — e conferir o extrato da declaração. Caso tenha problemas, o cidadão deverá fazer a correção das pendências, por meio da entrega da declaração retificadora.
Calendário de pagamento da restituição do IRPF 2021
- 1º lote: 31 de maio (já pago)
- 2º lote: 30 de junho (já pago)
- 3º lote: 30 de junho (já pago)
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro