Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica?

Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica? Na última terça-feira (24), a Receita Federal disponibilizou a consulta do quarto lote de restituição. Apesar disso, ainda há pessoas que fizeram a declaração e ainda não receberão neste lote. Entenda possíveis motivos para este problema.

Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica?
Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica? (Imagem: Montagem/FDR)

No 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2021, o crédito acontecerá no dia 31 de agosto para 3,8 milhões de contribuintes. A quantia total a ser distribuída será de R$ 5,1 bilhões.

Deste total, R$ 273,2 milhões serão direcionados aos contribuintes com prioridade legal:

  • 8,1 mil contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 67 mil contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
  • 26,6 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, foram contemplados 3,7 milhões de contribuintes não prioritários que enviaram a declaração corretamente até o dia 16 de agosto deste ano.

Para saber se teve a declaração liberada para o recebimento da restituição neste lote, basta acessar a página da Receita Federal. Por meio do aplicativo do Imposto de Renda para tablets e smartphones, também será possível realizar a consulta da declaração.

Não estou no 4º lote de restituição do IRPF 2021; o que explica?

Conforme indicado pela Receita Federal, o 4º lote da restituição será pago para os contribuintes citados anteriormente. Vale destacar que o cronograma da restituição de 2021 possui cinco lotes. Sendo assim, a quantia ainda pode ser depositada no quinto, e último, lote deste ano — no final de setembro.

De qualquer forma, a restituição é paga apenas se a declaração do IR enviada não tiver erros. Por conta disso, o contribuinte deve verificar se a Receita Federal identificou algum problema na declaração.

Para saber se há inconsistências no documento enviado, a pessoa deve acessar o portal e-CAC — e conferir o extrato da declaração. Caso tenha problemas, o cidadão deverá fazer a correção das pendências, por meio da entrega da declaração retificadora.

Calendário de pagamento da restituição do IRPF 2021

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 30 de junho (já pago)
  • 3º lote: 30 de junho (já pago)
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.