Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos. Se você está recebendo os auxílios do programa e não sacou ainda as quantias referentes ao meses de dezembro e janeiro, esteja ciente do prazo máximo. O Ministério da Cidadania determina um tempo limite de até 90 dias e caso seja violado os cadastrados podem perder o direito aos benefícios.
Segundo as normas do programa, aqueles que acumulam até três meses de pagamento ficam sujeitos a análise, correndo o risco de serem desligados.
Veja também: Atrasos no Bolsa Família indicam número impactante de cortes comparados a 2019
Isso acontece porquê, ao não retirar a quantia fornecida, o governo federal subentende que a família não está mais precisando dos valores ofertados, desligando-a e fornecendo sua vaga para aqueles que estão nas filas de espera.
Antes de ser oficialmente desligada, a família é notificada, por meio do representante escolhido, sendo alertada que precisa realizar o saque.
Caso, mesmo sob o aviso, não vá até uma agência bancária retirar o pagamento, a gestão do programa dará início ao processo afastamento.
Sobre os pagamentos do Bolsa Família
Os valores são liberados mensalmente e variam de acordo com a condição de cada cadastro. Famílias com renda de extrema pobreza passarão a receber R$ 200 no auxílio básico graças as modificações propostas pelo presidente Jair Bolsonaro.
Já aqueles que estão em situação de pobreza, receberão R$ 100 mensais no benefício comum. Há ainda valores adicionais para aqueles que tenham crianças matriculadas em escolas públicas, mulheres gestantes e filhos recém nascidos.
Todas essas condições modificam o cálculo total do auxílio ofertado para cada família. Os pagamentos são feitos por meio das seguintes instituições:
- Agências da Caixa Econômica ou terminais eletrônicos;
- Casas Lotéricas;
- Posto de Atendimento Caixa Aqui.
É preciso seguir o calendário já divulgado pelo governo. A ordem é definida de acordo com a numeração final do cartão do programa.
Para retirar a quantia basta ir até a instituição financeira portando a documentação original com foto (como o RG) e o documento de identificação do Bolsa Família.
As datas e demais informações sobre os benefícios podem ser consultadas por meio do aplicativo Bolsa Família. A plataforma é gratuita e está disponível na versão IOS e Android.