A segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (SISU) liberou 62.365 vagas em 70 instituições de ensino público superior por todo o país. As vagas são direcionadas a cerca de 1.932 cursos de graduação.
Os estudantes puderam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no SISU entre 3 a 6 de agosto, e assim, tentar garantir uma vaga para as aulas que começarão já neste segundo semestre de 2021.
A lista de aprovados na primeira chamada do SISU deve ser divulgada nesta terça-feira, 10, pelo próprio portal do sistema de seleção. No site, basta clicar no botão “área do candidato” para verificar a lista de aprovados.
A certeza sobre a classificação será obtida mediante a mensagem: “Você foi aprovado para a chamada regular”. Os candidatos devem se atentar, pois o cronograma do SISU será o seguinte:
- Período de inscrições: 3 a 6 de agosto ;
- Resultado da chamada regular: 10 de agosto;
- Prazo para participar da lista de espera: 10 a 16 de agosto;
- Matrícula da chamada regular: 11 a 16 de agosto;
- Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 19 de agosto.
O candidato ao SISU deve ficar preparado, pois se for selecionado terá apenas alguns dias para preparar e apresentar toda a documentação exigida pela universidade na qual deseja ingressar.
Se os prazos não forem respeitados, o estudante perderá a vaga no sistema que será concedida à fila de espera.
A fila de espera contempla os estudantes que não foram aprovados na primeira nem na segunda opção de curso. Ressaltando que a lista de espera costuma ser publicada logo após a divulgação dos resultados oficiais referentes à primeira chamada.
Conforme mencionado, para participar do SISU é essencial que o estudante tenha realizado o Enem 2020 e que não tenha zerado a redação nem participado como treineiro. No geral, podem participar do SISU:
- Apenas quem fez o último ENEM pode se inscrever.
- Até mesmo quem tem diploma de nível superior pode se inscrever para uma vaga, diferente de outros sistemas.
- Enquanto o período de inscrições estiver aberto é possível realizar a troca de curso, instituição ou turno.
- Todo o processo é feito de forma virtual, desde a inscrição até a seleção. Por isso, as instituições devem oferecer aos estudantes a opção de usar os seus computadores para realizar as inscrições.
Além do mais, todas as etapas do SISU são gratuitas. Portanto, a cobrança de qualquer taxa é indevida e fraudulenta. Lembrando que o programa oferece vagas somente para instituições de ensino públicas, desde que o estudante consiga adquirir a nota de corte para o curso que deseja.