SISU 2021.2: Resultado dos aprovados na 1ª chamada sai nesta terça-feira (10)

A segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (SISU) liberou 62.365 vagas em 70 instituições de ensino público superior por todo o país. As vagas são direcionadas a cerca de 1.932 cursos de graduação. 

SISU 2021.2: Resultado dos aprovados na 1ª chamada sai nesta terça-feira (10)
SISU 2021.2: Resultado dos aprovados na 1ª chamada sai nesta terça-feira (10). (Imagem: Guia do Estudante)

Os estudantes puderam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no SISU entre 3 a 6 de agosto, e assim, tentar garantir uma vaga para as aulas que começarão já neste segundo semestre de 2021. 

A lista de aprovados na primeira chamada do SISU deve ser divulgada nesta terça-feira, 10, pelo próprio portal do sistema de seleção. No site, basta clicar no botão “área do candidato” para verificar a lista de aprovados. 

A certeza sobre a classificação será obtida mediante a mensagem: “Você foi aprovado para a chamada regular”. Os candidatos devem se atentar, pois o cronograma do SISU será o seguinte: 

  • Período de inscrições: 3 a 6 de agosto ;
  • Resultado da chamada regular: 10 de agosto;
  • Prazo para participar da lista de espera: 10 a 16 de agosto;
  • Matrícula da chamada regular: 11 a 16 de agosto;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 19 de agosto.

O candidato ao SISU deve ficar preparado, pois se for selecionado terá apenas alguns dias para preparar e apresentar toda a documentação exigida pela universidade na qual deseja ingressar.

Se os prazos não forem respeitados, o estudante perderá a vaga no sistema que será concedida à fila de espera.

A fila de espera contempla os estudantes que não foram aprovados na primeira nem na segunda opção de curso. Ressaltando que a lista de espera costuma ser publicada logo após a divulgação dos resultados oficiais referentes à primeira chamada. 

Conforme mencionado, para participar do SISU é essencial que o estudante tenha realizado o Enem 2020 e que não tenha zerado a redação nem participado como treineiro. No geral, podem participar do SISU:

  • Apenas quem fez o último ENEM pode se inscrever.
  • Até mesmo quem tem diploma de nível superior pode se inscrever para uma vaga, diferente de outros sistemas.
  • Enquanto o período de inscrições estiver aberto é possível realizar a troca de curso, instituição ou turno.
  • Todo o processo é feito de forma virtual, desde a inscrição até a seleção. Por isso, as instituições devem oferecer aos estudantes a opção de usar os seus computadores para realizar as inscrições.

Além do mais, todas as etapas do SISU são gratuitas. Portanto, a cobrança de qualquer taxa é indevida e fraudulenta. Lembrando que o programa oferece vagas somente para instituições de ensino públicas, desde que o estudante consiga adquirir a nota de corte para o curso que deseja.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.