Você sabe o que é o programa Criança Feliz? Trata-se de uma ação social do governo federal que tem como objetivo acompanhar os brasileiros que estão na primeira infância, entre os 0 e 3 anos de vida. Os pequenos cadastrados no Bolsa Família recebem acompanhamento psicológico e médico para garantir que terão um bom desenvolvimento.
Criado em 2016, o projeto vem apresentando bons resultados e já conta com mais de 23 mil profissionais responsáveis por monitorar os beneficiários.
Visando alcançar um número ainda maior de crianças, o governo federal anunciou que irá reforçar a qualificação dos especialistas que trabalham no projeto.
Leia também: Governo antecipa FGTS e Bolsa Família para vítimas das chuvas em MG e ES; veja como receber
A ideia é que os profissionais estejam ainda mais qualificados para proporcionar um melhor atendimento aos pequenos e seus familiares.
Em suas rotinas, os visitadores vão até a casa dos cadastrados no Bolsa Família para poder monitorar o desenvolvimento dos menores.
“O mais importante é que a qualidade do serviço prestado seja boa porque a criança só se desenvolve se o atendimento for de alta qualidade. Para isso, nós vamos investir muito na qualificação dos profissionais que estão atuando lá na ponta”, garantiu a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa.
A secretária afirma que o engajamento dos municípios vem demonstrando o compromisso dos gestores com o tema da Primeira Infância.
“Com as novas adesões, nós conseguimos chegar a 69% dos municípios elegíveis, dos 4195 elegíveis, e 52% do total de municípios. Isso significa que primeira infância está sendo levada a sério. Mais municípios estão engajados, preocupados com a primeira infância”, comentou.
Investimento do governo no programa Criança Feliz
No ano passado, o Ministério da Cidadania propôs uma série de modificações e incentivos no projeto.
Inicialmente, o governo permitiu a inclusão das crianças do Cadastro Único como prioridade no atendimento, fazendo com que mais de 420 mil brasileiros tornam-se o público alvo do programa Criança Feliz.
Além disso, a ação contou com um reforço financeiro de R$ 250 milhões, ampliando ainda mais suas áreas de atuação e melhorando a qualidade do serviço.
Foram convocados também especialistas internacionais e brasileiros para estruturar novas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil. Para este ano, o Ministério da Cidadania espera acompanhar mais de 2 milhões de crianças.