Programa Criança Feliz ganha reforço para este ano; saiba como funcionará

Você sabe o que é o programa Criança Feliz? Trata-se de uma ação social do governo federal que tem como objetivo acompanhar os brasileiros que estão na primeira infância, entre os 0 e 3 anos de vida. Os pequenos cadastrados no Bolsa Família recebem acompanhamento psicológico e médico para garantir que terão um bom desenvolvimento.

Programa Criança Feliz ganha reforço para este ano; saiba como funcionará
Programa Criança Feliz ganha reforço para este ano; saiba como funcionará

Criado em 2016, o projeto vem apresentando bons resultados e já conta com mais de 23 mil profissionais responsáveis por monitorar os beneficiários.

Visando alcançar um número ainda maior de crianças, o governo federal anunciou que irá reforçar a qualificação dos especialistas que trabalham no projeto.

Leia também: Governo antecipa FGTS e Bolsa Família para vítimas das chuvas em MG e ES; veja como receber

A ideia é que os profissionais estejam ainda mais qualificados para proporcionar um melhor atendimento aos pequenos e seus familiares.

Em suas rotinas, os visitadores vão até a casa dos cadastrados no Bolsa Família para poder monitorar o desenvolvimento dos menores.

“O mais importante é que a qualidade do serviço prestado seja boa porque a criança só se desenvolve se o atendimento for de alta qualidade. Para isso, nós vamos investir muito na qualificação dos profissionais que estão atuando lá na ponta”, garantiu a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa.

A secretária afirma que o engajamento dos municípios vem demonstrando o compromisso dos gestores com o tema da Primeira Infância.

“Com as novas adesões, nós conseguimos chegar a 69% dos municípios elegíveis, dos 4195 elegíveis, e 52% do total de municípios. Isso significa que primeira infância está sendo levada a sério. Mais municípios estão engajados, preocupados com a primeira infância”, comentou.

Investimento do governo no programa Criança Feliz

No ano passado, o Ministério da Cidadania propôs uma série de modificações e incentivos no projeto.

Inicialmente, o governo permitiu a inclusão das crianças do Cadastro Único como prioridade no atendimento, fazendo com que mais de 420 mil brasileiros tornam-se o público alvo do programa Criança Feliz.

Além disso, a ação contou com um reforço financeiro de R$ 250 milhões, ampliando ainda mais suas áreas de atuação e melhorando a qualidade do serviço.

Foram convocados também especialistas internacionais e brasileiros para estruturar novas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil. Para este ano, o Ministério da Cidadania espera acompanhar mais de 2 milhões de crianças.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.