Na última semana, o Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista de selecionados no programa CNH Social. Esses capixabas na faixa etária dos 18 aos 25 anos passaram para a segunda etapa do programa, a de matrículas, que devem ser feitas, exclusivamente, no modelo virtual.
Para isso, basta acessar o site: www.detran.es.gov.br e clicar na opção ‘CNH Social’. A partir daí, o candidato deve preencher um formulário com uma série de informações pessoais.
Lembrando que o período para se matricular termina no dia 11 de agosto. Se o cidadão perder este prazo, ele será desclassificado do programa CNH Social.
A matrícula é essencial para que o candidato possa acessar o Centro de Formação do Condutor (CFC), responsável pelo início da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) perante o Sistema Renach, além de auxiliar com todos os documentos necessários.
Após concluir a matrícula, o jovem terá 15 dias para se dirigir à unidade mais próxima do Centro de Formação do Condutor para concluir a abertura do Renach.
Em seguida, o candidato deve realizar a coleta biométrica junto a uma unidade do Detran-ES em até 30 dias, etapa que requer agendamento pelo site: www.agendamento.es.gov.br, além de outros 30 dias para realizar todos os exames médico e psicológico.
Se as etapas mencionadas não forem realizadas dentro dos prazos, o candidato será desclassificado e os suplentes serão convocados.
A lista de suplentes será publicada no dia 2 de setembro às 12h, também pelo site do Detran-ES, com o objetivo de preencher todas as vagas remanescentes.
Esta etapa do programa CNH Social do Espírito Santo reuniu 57.456 interessados, dos quais 2.500 foram selecionados.
Essas pessoas estão aptas para adquirir a habilitação nas categorias A ou B, moto e carro, respectivamente, ou alterar para D e E, para van, micro-ônibus, bem como, caminhão e carreta. O programa também permite a inclusão de qualquer uma dessas categorias.
O período de inscrições na CNH Social ficou disponível entre os dias 13 a 22 de julho pelo site do Detran. Puderam participar:
- Pessoas que comprovaram receber até 2 salários mínimos;
- Pessoas que estavam desempregadas a mais de 12 meses;
- Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
- Pessoas com necessidades especiais;
- Ex-presidiários;
- Pessoas que são agricultores;
- Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
- que recebem o Bolsa Família;
- Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
- Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.
Na oportunidade, o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, ressaltou que o objetivo do programa é promover a oportunidade de trabalho e obtenção de renda através de um meio essencial que agrega no mercado de trabalho.
O diretor ainda lembrou que o número de capixabas interessados em participar da CNH Social foi expressivo, o que em tese é um reflexo da importância e abrangência do programa.
“Aqueles que foram selecionados nesta lista devem se atentar aos prazos para a matrícula e para os passos seguintes do processo de habilitação e aqueles que ainda não foram selecionados terão uma nova oportunidade na lista de suplentes e também na próxima fase do programa ainda neste ano”, destacou Givaldo Vieira.