Os motoristas do Rio Grande do Sul, devem ficar atentos pois o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA RS 2020) com desconto está acabando.
Os gaúchos podem realizar o pagamento do imposto em cota única, ou, da primeira parcela com desconto até o dia 31 de janeiro, última sexta-feira de janeiro.
Quem optar por parcelar, terá um desconto de 3% sobre o valor da primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. As outras duas serão em fevereiro até o dia 28, em 31 de março.
Leia também: IPVA atrasado pode trazer consequências graves para o contribuinte
Há um desconto para os que quitarem o IPVA RS 2020 até o dia 31 de janeiro, que pode chegar até 22,4%.
O contribuinte pode conseguir 15% com o programa Bom Motorista, usado pelos motoristas que não foram multados nos últimos três anos.
Os motoristas que não têm multa há dois anos o desconto é de 10%, e para quem está há 1 ano sem ser autuado o abatimento é de 5%.
Outro tipo de desconto é o Bom cidadão está ligado ao Nota Fiscal Gaúcha, neste a redução é calculada pelo acúmulo das notas.
Quem tem 150 notas somadas em seu CPF pagará 5% a menos, para aqueles que têm 100 notas o desconto é de 3% e para quem tem 50 notas o abatimento é de 1%.
Os dois descontos podem ser cumulativos e têm validade apenas para os que pagarem o tributo em dia.
Os dados relativos aos veículos podem ser consultados no site do Detran ou nos aplicativos de dispositivos móveis, com informações sobre os valores a pagar, multas e pendências.
O pagamento do IPVA RS 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencial nos bancos credenciados pelo governo.
Sendo: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa.
Para isso basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.
No início do ano o governo informou que 308,5 mil contribuintes realizaram a quitação do imposto em dezembro, o que ajudou o governo a pagar a folha salarial de novembro dos funcionários públicos de forma adiantada.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), cerca de 972,3 mil colocaram o tributo em dia, esse número equivalente a 26,9% dos contribuintes. Ao todo, o estado tem 3,6 milhões de veículos em sua frota.
O governo gaúcho tinha como pretensão arrecadar R$850 milhões com o IPVA RS 2020, mas já arrecadou R$886,9 milhões com a antecipação.