Nas últimas semanas diversas pessoas postaram em suas redes sociais que foram vítimas de um golpe após pedir comida por meio de aplicativo de delivery.
Uma dessas pessoas foi Yasmin Brunet, modelo, que acabou perdendo cerca de 7,9 mil ao ser enganada. A solicitação havia sido feita por meio do aplicativo Rappi.
Como foi o golpe do delivery?
A influencer recebeu uma ligação dizendo que o motoboy que faria sua entrega havia sofrido um acidente.
Uma mulher, que se apresentou como funcionária do restaurante, disse que enviaria um novo pedido depois que o original fosse cancelado; “Deu 10 minutos, o cara chegou com a comida”, disse Yasmin.
O suposto entregador estacionou do outro lado da rua e não tirou o capacete, o que causou estranheza, disse a modelo.
“Ele me mostrou R$ 77 na tela do telefone dele, como se estivesse conectado na maquininha. Só que na tela da maquininha não aparecia nada, nenhum número”, relatou.
Ela acabou passando o seu cartão, digitando a senha, e depois o homem disse que a transação não foi aceita e foi embora do local.
Golpe taxa extra
No começo da pandemia, um administrador disse que sofreu um prejuízo de R$6 mil depois de pedir um milkshake.
Neste golpe, uma pessoa telefonava para a vítima dizendo que era funcionária da empresa de delivery, dizendo que tinha ocorrido um problema no pagamento do frete e que a taxa de entrega deveria ser paga pessoalmente.
Ao chegar, o entregador mostrava uma máquina de cartão com o visor danificado e isso não deixava ver o cartão cobrado. Assim, era digitado um valor maior do que o verdadeiro e quem sofreu o golpe só sabia disso depois, vendo a fatura do cartão.
Como se proteger de qualquer golpe?
- Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
- Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
- Não passar os seus dados por telefone;
- Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
- Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida.