O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já deu inicio nas aulas teóricas para aqueles que foram contemplados no Programa Habilitação Social (CNH Social).
No mês de julho, foram convocados cerca de 80 alunos para as aulas teóricas. Os alunos serão distribuídos em quatro turmas, sendo três regulares, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Uma intensiva, com aulas aos sábados e domingos, sempre na Escola Pública de Trânsito do Detran, na 906 Sul.
De acordo com o órgão, em agosto, a previsão é criar mais 10 turmas no programa CNH Social.
A primeira aula foi sobre Preservação do Meio Ambiente e Cidadania e contou com a presença do diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, que fez questão de recepcionar as turmas.
O diretor destacou que a cidadania no trânsito é tão primordial quanto o conhecimento dos artigos da legislação, das infrações e de suas respectivas penalidades.
“Acima de tudo, estamos aqui cumprindo a nossa função social de ajudar aqueles que precisam, abrindo portas para o mercado de trabalho por meio da habilitação, principalmente, formando condutores, orientando e conscientizando quanto ao respeito ao próximo”, complementou ele.
O que é CNH Social?
O programa CNH Social é um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter formação e serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito. Além de capacitação a partir da obtenção de uma carteira de motorista, com vistas ao mercado de trabalho.
O programa contempla pessoas de baixa renda que já possuem CNH, mas buscam adicionar a categoria A ou B no documento, assim como mudar para as categorias para C, D ou E. Para quem está com o documento vencido, também é possível renová-lo.
Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ter CPF, comprovar que moram no estado e não estar respondendo algum tipo de processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?
Os selecionados ficam isentos de pagar:
- aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
- às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
- à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
- como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
- inerentes à realização de provas teóricas e práticas; à renovação da CNH.