DETRAN-DF quer abrir novas turmas para CNH Social em agosto; como funciona?

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já deu inicio nas aulas teóricas para aqueles que foram contemplados no Programa Habilitação Social (CNH Social).

DETRAN-DF quer abrir novas turmas para CNH Social em agosto; como funciona?
DETRAN-DF quer abrir novas turmas para CNH Social em agosto; como funciona? (Imagem: Reprodução/CNH Social)

No mês de julho, foram convocados cerca de 80 alunos para as aulas teóricas. Os alunos serão distribuídos em quatro turmas, sendo três regulares, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Uma intensiva, com aulas aos sábados e domingos, sempre na Escola Pública de Trânsito do Detran, na 906 Sul. 

De acordo com o órgão, em agosto, a previsão é criar mais 10 turmas no programa CNH Social.

A primeira aula foi sobre Preservação do Meio Ambiente e Cidadania e contou com a presença do diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, que fez questão de recepcionar as turmas. 

O diretor destacou que a cidadania no trânsito é tão primordial quanto o conhecimento dos artigos da legislação, das infrações e de suas respectivas penalidades.

“Acima de tudo, estamos aqui cumprindo a nossa função social de ajudar aqueles que precisam, abrindo portas para o mercado de trabalho por meio da habilitação, principalmente, formando condutores, orientando e conscientizando quanto ao respeito ao próximo”, complementou ele.

O que é CNH Social?

O programa CNH Social é um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter formação e serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito. Além de capacitação a partir da obtenção de uma carteira de motorista, com vistas ao mercado de trabalho.

O programa contempla pessoas de baixa renda que já possuem CNH, mas buscam adicionar a categoria A ou B no documento, assim como mudar para as categorias para C, D ou E. Para quem está com o documento vencido, também é possível renová-lo.

Os candidatos precisam  ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ter CPF, comprovar que moram no estado e não estar respondendo algum tipo de processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?

Os selecionados ficam isentos de pagar:

  • aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
  • às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
  • à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
  • como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
  • inerentes à realização de provas teóricas e práticas; à renovação da CNH.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!