O Governo de Goiás está com 3 mil novas vagas para pessoas que procuram obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar a categoria da mesma. As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de julho pelo portal do Detran.
Quem pode se inscrever na CNH Social?
Na modalidade Estudantil do programa CNH Social, podem se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. Um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Para as categorias Urbana e Rural poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. É necessário que os candidatos saibam ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios determinados pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela Lei Estadual 20.834/2020.
Além disso, os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.
A lista que contará o nome dos classificados dentro do limite de vagas tem previsão de ser publicada no início da segunda quinzena de julho, exclusivamente no site do Detran-GO.
Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?
Os selecionados ficam isentos de pagar:
- aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
- às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
- à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
- como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
- inerentes à realização de provas teóricas e práticas à renovação da CNH.