Moradores do Distrito Federal poderão tirar a CNH gratuitamente. Na próxima terça-feira (15), os candidatos do Programa Habilitação Social devem ficar atentos. De acordo com os informes concedidos pelo Detran DF, será liberada a lista com o nome dos selecionados. Abaixo, saiba como conferir.
O Programa Habilitação Social funciona como uma porta de entrada e fomento ao mercado de trabalho, por meio da obtenção gratuita da CNH. Nessa seleção, cerca de 29 mil pessoas tentaram uma vaga, sendo selecionados aproximadamente 5 mil candidatos para todos os tipos de categoria do documento.
Processo de consulta
Para saber se foi aceito ou não no projeto, o cidadão deve acompanhar o Portal de Serviços do Detran, disponível através do link https://portal.detran.df.gov.br/. Ao acessar a página, é preciso selecionar a aba do programa e digitar os dados de identificação pessoal para conferir a listagem.
Público beneficiário do projeto
Segundo o Detran DF o programa deverá atender especificamente a população de baixa renda da região. Além de garantir a CNH gratuitamente, ele concede a renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.
Confirme explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o Programa Habilitação Social deve ser visto como uma oportunidade de modificação de vidas. “Vamos possibilitar, a pessoas de baixa renda, a concretização de um sonho, abrir portas, como a inserção no mercado de trabalho”.
Prazo de matrícula
Uma vez em que a lista for divulgada, os selecionados terão até 15 dias para efetivarem suas matriculas. Devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento permanecerá sendo realizado online, através da página do Detran.
Na sequência, o cidadão terá mais 15 dias para efetuar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esses prazos, perderá o direito ao benefício.
Sobre o Programa Habilitação Social
Com foco nas pessoas de baixa renda, o projeto objetiva incentivar a formação, qualificação e habilitação profissional de trabalhadores, através da concessão gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.