Servidores públicos do Ceará terão seu 13º salário antecipado. Nessa semana, o governador Camilo Santana informou que estará liberando o abono natalino de seus colaboradores. Segundo ele, o pagamento passará a ser feito a partir do dia 21 de junho, como medida de contenção da crise econômica do novo coronavírus.
Enquanto a economia do país vive um total clima de tensão e instabilidade, prefeitos e governadores se desdobram para garantir injeções financeiras em suas regiões. No Ceará, os servidores públicos tiveram o 13º salário antecipado para esse mês de junho.
Calendário de pagamento do 13° salário no Ceará
Conforme o anunciado por Camilo, o benefício passará a ser liberado no próximo dia 21, se estendendo até o fim do mês de acordo com o fluxo de pagamento da folha pública.
Em entrevista, o gestor garantiu que até o início de julho todos os servidores serão contemplados com o abono.
“Hoje estamos aqui para anuciar que nós vamos antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º terceiro dos servidos públicos do Estado do Ceará. Os servidores ativos, inativos, aposentados pensionistas. Isso representa mais de 130 mil servidores do Estado”, disse Camilo.
Impactos da covid-19
Durante a coletiva, o governador relembrou que essa é a primeira vez em anos que o 13º salário dos segurados será antecipado. De acordo com ele, a decisão foi necessária para minimizar os impactos financeiros da covid-19, sob a esperança de agitar um pouco mais os índices financeiros do estado.
“É um esforço para movimentar mais a economia do Estado e injetar dinheiro no comércio”, afirma gestor estadual.
Para custear a ação o governo investiu cerca de R$ 500 milhões. É válido ressaltar que o atual valor é referente apenas a primeira parcela do 13º, o que significa que ao fim do benefício o orçamento público terá um gasto de R$ 1 bilhão.
“Nesse prazo de 30 dias será praticamente dois bilhões e quinhentos milhões de reais injetados na economia do Estado do Ceará, com pagamento da folha normal e da primeira parcela do 13º aos servidores estaduais”, explicou.
Em Fortaleza os servidores também terão o benefício antecipado para junho e julho, a previsão é de que Servidores municipais 33.398 servidores e 17.268 aposentados e pensionistas sejam contemplados.