ENEM 2021: Edital é publicado! Veja data de inscrições e provas do exame

Governo federal libera edital para o Enem 2021. Os estudantes que desejam tentar uma vaga em alguma universidade pública do país devem ficar atentos. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acaba de liberar as informações do Exame Nacional do Ensino Médio.

Mesmo ainda enfrentando a pandemia do novo coronavírus, os estudantes terão que se submeter a realização do Enem 2021.

Neste ano, o exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro, sendo realizado na modalidade impressa e digital.

Prazo de inscrição

Os interessados em tentar uma vaga nas universidades, devem fazer suas inscrições entre 30 de junho e 14 de julho. O procedimento será inteiramente online, através do portal do Inep.

Para isso, é preciso apenas preencher o formulário de identificação pessoal, apresentando dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.

É válido ressaltar que o período de candidatura será o mesmo tanto para quem for fazer o exame presencialmente quanto para quem optar pela prova online. A realização de ambos também ocorrerá no mesmo dia.

Confira o cronograma do Enem 2021

  • Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho. A taxa é de R$ 85
  • Atendimento Especializado: solicitação de 30 de junho a 14 de julho; resultado em 23 de julho; recurso de 26 a 30 de julho; resultado do recurso em 4 de agosto
  • Tratamento pelo Nome Social: solicitação de 19 a 23 de julho; resultado em 30 de julho; recurso de 2 a 6 de agosto; resultado do recurso em 11 de agosto
  • Provas: 21 e 28 de novembro

Horário de aplicação

O edital explica que a abertura dos portões ocorrerá as 12h no horário de Brasília e seu fechamento às 13h. Já os exames serão iniciados às 13h30 e encerrados às 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia).

Nesta edição os alunos terão que comparecer de máscara, ficando sujeito ao impedimento de fazer o exame. Além disso é preciso levar um documento oficial com foto, cartão de inscrição e caneta preta de material transparente.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.