Preço do combustível pode diminuir se ação proposta por governo der certo

Preço do combustível poderá ficar mais barato, segundo o governo federal. Nessa quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro informou que estava em reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, discutindo uma proposta que tem como objetivo modificar as cobranças do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado sobre os combustíveis.

Preço do combustível pode diminuir se ação proposta por governo der certo
Preço do combustível pode diminuir se ação proposta por governo der certo

Segundo ele, a ideia é que a taxação do tributo passe a ser feita no valor do combustível vendido na refinaria e não no posto de gasolina. Bolsonaro defende que dessa formas as bombas passarão a ficar mais baratas, beneficiando os consumidores.

Veja também: Etanol chega a índice recorde de preço em 2020

O presidente explicou que nos dias de hoje, da cobrança feita em cima do preço final encontrado nos postos de gasolina, em média 30% é referente ao ICMS. O que torna o valor para o consumidor mais pesado.

“Se cobrar na refinaria, o preço da refinaria está em R$ 2, teria que ser cobrado 75% para equilibrar. Mas nós queremos mostrar que a responsabilidade final do preço não é só do governo federal”, explicou.

Em fala aos jornalistas, na saída do Palácio do Planalto, o presidente afirmou que irá debater a proposta ainda com o ministério da economia, mas que espera uma reação positiva do ministro Paulo Guedes. “Vamos arredondar os números aqui”, disse.

O projeto irá ao Congresso em fevereiro, quando acabar o recesso parlamentar. Entre as pautas em debate, a reforma tributária será um dos principais focos.

Como funciona o ICMS

Atualmente, o imposto, aplicado em todos os estados brasileiros, é cobrado sobre a venda dos produtos. Suas tarifas variam de acordo com as mercadorias.

É válido ressaltar que a proposta do presidente pode causa uma situação de conflito com os governos estaduais, uma vez em que poderá reduzir o ganho tributário das regiões.

Venda direta para diminuir o preço do combustível

Outra medida anunciada por Bolsonaro é a possibilidade de vender os combustíveis diretamente, sem passar por distribuidores. Ele alega que ao diminuir essa tramitação dos produtos, eles ficarão mais baratos.

“Ontem [terça], estive com o Rodrigo Maia e conversei com ele sobre esse assunto, não é apenas venda direta do etanol para o posto de combustível. É de outros derivados também. Nós importamos óleo diesel, gasolina. Porque não ir do porto diretamente para o posto de gasolina? Porque tem que viajar centenas de quilômetros?”, questionou, Bolsonaro.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.