Novidades sobre o IPTU Teresina 2020. Nessa terça-feira (14), a prefeitura municipal publicou um decreto informando que o tributo será reajustado em 3,91%. Segundo os gestores, o cálculo foi feito levando em consideração à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – (IPCA-E), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os meses de janeiro a dezembro de 2019.
Além disso, foi informado também que a mesma porcentagem será aplicada para a taxa anual de coleta dos resíduos. Os valores começarão a ser pagos a partir do mês de março e se estenderão ao longo do ano.
Leia também: IPTU 2020: em quais propriedades é cobrado o imposto?
Para o IPTU Teresina 2020, o contribuinte que optar pela parcela única será contemplado com uma isenção de 7% no valor total. Para a categoria, o pagamento deverá ser feito até o dia 31 de março sem possibilidade de atrasos.
“As condições de pagamento são as mesmas do ano passado, com a cota única no dia 31 de março, com desconto de 7%. Quem quiser parcelar, a primeira vence também no dia 31 de março, depois em cada final de mês”, explicou Francisco Canindé, secretário de finanças.
Já aqueles que desejarem dividir o imposto, poderão quita-lo em até seis vezes e as datas se estenderão até o mês de setembro.
Boletos e formas de pagamento do IPTU Teresina 2020
A prefeitura informou que os carnês de pagamento começarão a ser entregues via correios, a partir de fevereiro. Entretanto, o contribuinte que desejar poderá consultar as cobranças online, por meio do site da prefeitura.
Para isso, basta entrar no portal do município, selecionar a opção de serviços e impostos, clicar na aba referente ao IPTU e se direcionar até a janela de extratos e pagamentos. Para poder ter acesso a guia, o usuário precisará informar o número de registro do imóvel.
Na sequência terá o boleto disponibilizado para impressão ou pode copiar seu código de barras caso vá encerrar a dívida por meio dos aplicativos bancários.
A gestão municipal informou que ainda não fez um levantamento de quanto imóveis prestarão conta do IPTU Teresina 2020. Entretanto, somente em 2019, foram pagos cerca de R$ 79 milhões, dos mais de 235 mil imóveis residenciais e 29 mil imóveis comerciais.