Com novos índices de infecção pela covid-19 em alta, Ribeirão Preto volta a adotar medidas restritivas para conter o avanço da doença. A partir desta quinta-feira (27) a cidade retorna para a fase emergencial em combate ao novo coronavírus. De acordo com o pronunciamento da prefeitura, estabelecimentos não essenciais ficarão fechados. Saiba o que funciona.
Diversas cidades do país voltaram a regredir no que diz respeito aos índices de contaminação pelo novo coronavírus. Com a pandemia deixando mais de 450 mil vítimas brasileiras, prefeituras e governos estaduais passam a reforçar as medidas de isolamento. Em Ribeirão Preto, o comercio ficará suspenso.
Quarentena mais rígida
De acordo com as medidas anunciadas pelo prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), no Palácio Rio Branco, o novo período de isolamento com restrições funcionará até a próxima segunda-feira (31), podendo ser renovado.
Apesar de não chamar de lockdown, o gestor garantiu que apenas os serviços essenciais deverão funcionar, sob risco de penalização por multa. Para validar a decisão, foi publicado um novo decreto de número 118 no Diário Oficial do Município (DOM), especificando o que poderá ou não ser aberto nessa semana.
Toque de recolher
Além de determinar o fechamento de alguns estabelecimentos, a prefeitura anunciou também que estará mantendo o toque de recolher.
Dessa forma, a circulação pela cidade pode ocorrer das 5h até às 21h, após esse período há fiscalização por meio da Guarda Metropolitana de Ribeirão Preto, Vigilância Sanitária Municipal e PROCON.
Atividades suspensas:
- Escolas públicas e privadas
- Transporte público
- Salão de beleza
- Academias
- Shopping center
- Comércio
- Parques
- Restaurantes (permitido apenas delivery até às 23h)
- Supermercados (permitido apenas delivery até às 23h)
- Loja de materiais para construção
- Buffets e espaços de eventos
- Oficinas de carro
- Serviços em geral (Exceção feita aos escritórios de contabilidade, permitido o funcionamento com a capacidade limitada a 60% (sessenta por cento) dos funcionários, e atendimento remoto preferencialmente.
- Reunião de pessoas em parques, praças e eventos esportivos
O que se mantém aberto em Ribeirão Preto
- Assistência em saúde
- Veterinário (Emergência)
- Indústria
- Construção civil
- Postos de combustíveis
- Templos religiosos (proibidos cultos e missas)
- Empresas de aplicativo de transporte
- Telecomunicações e internet
- Serviços funerários
- Serviços de radiofusão de sons e imagens
- Atividades de locação de veículos
- Atividades de atendimento ao público em agências bancárias, cooperativas de créditos ou estabelecimentos similares