O prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda ainda recolhido na fonte, termina nesta segunda-feira, dia 31. Na mesma data a Receita Federal deposita o pagamento do 1º lote da restituição do IRPF, já que esse calendário não foi modificado.
O imposto devido é calculado com base na tabela progressiva incidente sobre os rendimentos tributáveis que são informados por você na declaração.
Por isso, a declaração apresentada todos os anos chama “Declaração de Ajuste Anual”, pois ela ajusta eventuais diferenças no imposto pago a mais ou a menos.
Aqueles declarantes que pagaram mais imposto do que deveria, podem receber um valor da Receita Federal.
Como funciona a restituição do IRPF
A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.
Para saber se terá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. A partir daí, o contribuinte já sabe que será incluso em um dos lotes.
Calendário da restituição do IRPF
Serão cinco lotes de restituição do IRPF que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:
- 1.º lote: 31 de maio de 2021
- 2.º lote: em 30 de junho de 2021
- 3.º lote: em 30 de julho de 2021
- 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
- 5.º lote: em 30 de setembro de 2021
Como saber meu lote de restituição?
Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.
Por exemplo, nesse primeiro lote a Receita informou que além dos idosos, pessoas com deficiência e que têm o magistério como principal fonte de renda. Foram priorizados os contribuintes que enviaram a declaração até 28 de fevereiro.
Por isso, é importante fazer a sua declaração o quanto antes, assim sua restituição será paga o mais rápido.
Como consultar a restituição
A consulta só pode ser feita depois de um tempo que a declaração for entregue, no site da Receita. A consulta só é aberta pela Receita Federal uma semana antes do pagamento do lote em questão.
Logo, para o primeiro lote que acontece dia 31 de maio, o portal disponibilizou a consulta a partir do dia 24. Para os demais pagamentos, o sistema abre também com uma semana de antecedência.