INSS paga primeira parcela do 13° salário nesta semana; veja quem recebe

Pontos-chave
  • O INSS dará início ao pagamento da primeira parcela do 13° salário amanhã, terça-feira (25);
  • A medida faz parte das ações adotadas pelo governo para minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19;
  • Os primeiros a receber a antecipação do abono natalino são os aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo.

O INSS dará início ao pagamento da primeira parcela do 13° salário amanhã, terça-feira (25). Esse pagamento faz parte da antecipação do abono natalino. A medida é uma das ações adotadas pelo governo para minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19.

INSS paga primeira parcela do 13° salário do INSS nesta semana; veja quem recebe
INSS paga primeira parcela do 13° salário do INSS nesta semana; veja quem recebe (Imagem: montagem/FDR)

A primeira parcela do 13° salário começará a ser paga a partir da terça-feira (25). Os primeiros a receber a antecipação do abono natalino são os aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo.

O pagamento para esse grupo ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício. O calendário dos segurados que recebem o piso nacional tem a duração de dez dias e paga um número por dia.

Esse calendário inicia na última semana do mês e finaliza da primeira semana do mês seguinte. Dessa maneira, começará na terça-feira (25 de maio) e se estenderá até o dia 08 de junho. A segunda parcela estará disponível a partir do dia 24 de junho até o dia 07 de julho. Veja todas as datas abaixo:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

O pagamento da primeira parcela do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo só começará no dia 1º de junho. Esse grupo recebe de acordo com outro calendário.

Esse calendário dura cinco dias e paga dois grupos de beneficiários por dia. Assim como o anterior, faz o pagamento de forma escalonada, conforme o final do número do benefício. Como dura apenas uma semana ocorre nos primeiros dias do mês.

O pagamento da primeira parcela do 13° salário se estenderá até o dia 08 de junho. A segunda parcela da antecipação do abono natalino começará a ser papa para esse grupo a partir do dia 1º de julho até o dia 07 do mesmo mês. Veja todas as datas abaixo:

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 05 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

13° salário do INSS

O abono natalino, como também é conhecido é pago todos os anos em duas parcelas. A primeira parcela do 13° salário do INSS é paga entre os meses de agosto e setembro. A segunda parcela é disponibilizada entre os meses de novembro e dezembro.

INSS paga primeira parcela do 13° salário do INSS nesta semana; veja quem recebe
INSS paga primeira parcela do 13° salário do INSS nesta semana; veja quem recebe (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

É importante lembrar que a primeira parcela é de 50% do valor e a segunda possui as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação.

O abono natalino tem como objetivo ajudar os aposentados e pensionistas no pagamento das despesas de fim e início de ano.

O 13° salário do INSS é pago a todos os aposentados e pensionistas do Instituto, com exceção dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.

Dessa maneira, também contempla aqueles que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Antecipação da primeira parcela do 13° salário do INSS

Essa medida foi adotada no ano passado, como meio de minimizar os impactos gerados pela Covid-19. Com isso, foi paga por meio do Decreto n° 10.410, de 30 de junho de 2020. O pagamento da primeira parcela foi liberada em abril e a segunda em maio.

O governo pretendia fazer a antecipação nas mesmas datas, neste ano. Porém, devido ao atraso na aprovação do Orçamento Geral da União o pagamento deve que ser atrasado para os meses de maio e junho.

A antecipação tem como objetivo ajudar nas despesas geradas pela pandemia, como a compra de remédios, internações e compras de alimentos. É importante lembrar que, devido à alta do desemprego, muitos segurados tiveram que arcar com toda a despesa da família.

O pagamento antecipado do abono natalino contempla todos os aposentados e pensionistas do INSS que tem direito ao recebimento do 13°. Dessa maneira, não é pago aos beneficiários do BPC.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.