Atenção, MEI! Saiba como restituir valor pago indevidamente no Simples Nacional

Pequenos empresários que repassaram valores a mais para a Receita Federal devem ficar atentos ao pedido de restituição. Para quem atua enquanto MEI a prestação de contas pelo Simples Nacional passa a se tornar uma obrigação. Aqueles que depositarem a mais podem ter acesso a devolução. Acompanhe.

Atenção, MEI! Saiba como restituir valor pago indevidamente no Simples Nacional (Imagem: Divulgação/Agência Brasil)
Atenção, MEI! Saiba como restituir valor pago indevidamente no Simples Nacional (Imagem: Divulgação/Agência Brasil)

A prestação de contas do MEI pelo Simples Nacional faz parte da burocracia para quem administra seu próprio negócio.

Mensalmente o titular precisa sanar uma série de taxas tributárias e de serviços para poder ter seu CNPJ em funcionamento. No entanto, diante da correria, aqueles que errarem os valores têm direito à restituição.

Como saber se paguei a mais?

Diante da quantidade de carnes e demais documentos financeiros, se perder na contabilidade passa a ser algo normal na rotina dos pequenos empresários. Desse modo, recomenda-se um serviço de assessoria fiscal para auxiliar na hora dos recolhimentos tributários.

Para poder descobrir se fez um pagamento indevido o MEI precisa acessar seu extrato de recolhimento através do Portal do Simples Nacional.

Ao acessar sua conta por meio do fornecimento dos documentos de identificação pessoal ele deve verificar:

  • Data de venda e/ou execução do serviço;
  • Informações do CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços);
  • Registros do ICMS ST (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária);
  • Recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviço).

Errei nos tributos, como ter devolução?

Tendo a certeza de que pagou a mais, dê início ao processo de solicitação da restituição.

Primeiro separe todos os comprovantes de pagamento para atestar que enviou um valor maior do que a cobrança. Verifique ainda o mês do crédito extra e informe seus dados bancários onde o depósito deverá ser feito.

Todo esse procedimento deve ser feito ainda na página do Simples Nacional, dentro do perfil do usuário.

É importante ainda manter o comprovante da solicitação guardado, para contestar com a Receita Federal caso haja algum atraso. Sendo aprovado o pedido, o prazo de pagamento é de até 60 dias corridos.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.