Nesta terça-feira (4), o WhatsApp anunciou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil. Por meio deste serviço, as pessoas físicas poderão transferir dinheiro para outras pessoas. A funcionalidade não possui cobrança de taxas. Descubra os bancos que aceitam pagamentos via WhatsApp.
A função será liberada aos usuários aos poucos ao longo das próximas semanas. Inicialmente, somente as pessoas físicas possuem acesso ao sistema. Segundo o WhatsApp, a possibilidade de enviar pagamentos a empresas estará disponível em breve.
Os pagamentos desta funcionalidade são habilitados pelo Facebook Pay. Esta empresa possui a autorização do Banco Central (BC) para oferecer este tipo de serviço no país. A aprovação do WhatsApp Pay aconteceu no dia 30 de março.
Para garantir a proteção dos usuários, as transferências e pagamentos contam com diversas camadas de segurança, como a biometria em dispositivos compatíveis ou o PIN do Facebook Pay.
O WhatsApp Pay está disponível para Android e iPhone (iOS). Este serviço de pagamentos não pode ser usado no WhatsApp Web e nem no WhatsApp para computador.
Para ter acesso a funcionalidade, o usuário deve atualizar o software do WhatsApp na respectiva loja de aplicativo — App Store ou google Play. O recurso está disponível para os clientes de duas bandeiras de cartões e de nove bancos do país.
Segundo o WhatsApp, o acesso ao sistema está aberto para outras empresas interessadas que quiserem se tornar parceiras, pois a transação é realizada por meio da plataforma da Cielo.
Bancos parceiros que aceitam pagamentos via WhatsApp
Para utilizar o WhatsApp Pay, a pessoa deve adicionar um cartão pré-pago, cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes. Até o momento, os bancos que aceitam as transações via WhatsApp são:
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- Itaú: Mastercard
- Mercado Pago: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
Quem incluir dados de um cartão que não seja de uma dessas bandeiras e emitido por um desses bancos participantes, não conseguirá efetuar a transação.