Os estudos para solicitação do Concurso do INSS estão na reta final, o órgão tem até o final do mês de maio para enviar o seu pedido para o Ministério da Economia. Após o envio do pedido os preparativos para o concurso serão iniciados.
Concurso INSS
O concurso do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deve ser oficializado ainda neste ano de 2021.
Conforme divulgado pelo órgão os últimos estudos estão sendo finalizados e serão encaminhados para o Ministério da Economia até o dia 31 de maio de 2021.
“O INSS, neste ano, trabalha no dimensionamento e planejamento de recursos humanos, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022″ , informou o órgão.
Com a proposta enviada o concurso será analisado apenas em 2022 o que será uma hora ideal para realizar o concurso. Pois, os contratados de muitos servidores encerram em 2022.
No ano passado, em 2021, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que, um novo concurso precisaria ser realizado:
“Estamos em um processo de transformação digital. Concluindo esse processo, vou saber qual é o perfil de servidor que preciso e qual é o quantitativo. A partir daí, vejo o que vai acontecer nos próximos anos de aposentadoria e faço um planejamento de concursos. Vamos precisar fazer concursos, mas agora não é o momento.”
Último concurso INSS
As informações sobre vagas, salários, cargos e processos de seleção, ainda não foram divulgados. No entanto, podemos ter base do que esperar conforme o último concurso realizado em 2018.
Foram abertas mais de 10 mil vagas no edital, sendo 2 mil para vagas de cadastro reserva.
O edital constava 3.984 vagas de técnico (nível médio), 1.692 vagas de analista (nível superior) e 2.212 vagas de médico perito (nível superior).
A remuneração inicial do cargo de nível técnico era de R$ 5.186,79 e para os cargos de nível superior foi de R$ 7.659,87.
A seleção foi por meio de uma prova objetiva com 120 questões de múltipla escolha, nela foram abordados conhecimentos gerais e específicos. Confira:
Nível médio (técnico):
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos Específicos.
Nível superior:
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador;
- Pessoa com Deficiência.