A notícia que acaba de ser confirmada pelo Ministério da Fazenda pegou muitos de surpresa: um novo programa de renegociação de dívidas, com foco em quem honra seus compromissos, está sendo estudado para maio ou junho de 2026.
A iniciativa visa beneficiar adimplentes que, mesmo sem dívidas em atraso, sofrem com as altas taxas de juros no mercado financeiro.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, revelou em entrevista que a prioridade inicial do programa Desenrola foi o combate à inadimplência.
No entanto, a preocupação com os custos financeiros de quem mantém suas contas em dia impulsionou a ideia de uma nova rodada.
LEIA TAMBÉM: Desenrola 2.0: 5 vantagens e 5 problemas graves do novo programa anunciado por Lula
A proposta é criar um benefício específico para esses consumidores, que muitas vezes enfrentam juros elevados em empréstimos e cartões, apesar de manterem um bom histórico de pagamento.
O objetivo é aliviar o peso dessas taxas, tornando o crédito mais acessível e justo para todos os brasileiros.
Detalhes sobre como funcionará essa nova modalidade, incluindo taxas de juros e critérios de elegibilidade, ainda serão divulgados.
A expectativa é que o anúncio oficial ocorra em breve, trazendo alívio financeiro para um público que, até então, era um pouco esquecido nas políticas de renegociação.
Para acompanhar o desenrolar deste caso e receber alertas de Desenrola em tempo real, entre na nossa comunidade oficial do WhatsApp do FDR no link abaixo.
