SALESóPOLIS, SP — A partir de 1º de março de 2026, os grandes supermercados, atacarejos e redes de atacadistas — como Assaí, Atacadão, Carrefour e outros estabelecimentos do setor alimentício no Espírito Santo — não poderão abrir suas portas aos domingos.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A medida faz parte de um acordo coletivo de trabalho entre sindicatos patronais e sindicatos dos trabalhadores, e ficará em vigor até 31 de outubro de 2026.
O que muda no funcionamento dos supermercados atacadistas
✔️ A regra vale para:
- Supermercados de grande porte
- Atacadistas e atacarejos (como Assaí, Atacadão e Carrefour)
- Lojas de material de construção com empregados contratados
❗ Shoppings em geral e outros setores não ligados ao segmento supermercadista continuam livres para funcionar normalmente aos domingos.
📆 A nova regra só passa a valer após fevereiro de 2026, pois nos meses de verão deste ano (até o final de fevereiro) os estabelecimentos ainda podem abrir aos domingos como de costume.
Por que a mudança foi adotada no Espírito Santo
A determinação está inserida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025–2027 assinada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio‑ES) e o sindicato dos comerciários do estado.
A ideia principal é garantir descanso semanal remunerado para os trabalhadores, resguardar direitos e melhorar as condições de trabalho, especialmente em um setor em que jornadas longas e escalas 6×1 (seis dias de trabalho por um de descanso) são comuns.
O que isso representa para funcionários
Trabalhadores do setor supermercadista poderão ter um domingo garantido de folga, o que pode significar mais tempo para descanso e vida familiar — um dos objetivos centrais da negociação coletiva.
É definitivo?
Não necessariamente. A medida está sendo adotada como um período de testes até 31 de outubro de 2026. Depois disso, sindicatos e empresas farão uma nova avaliação em conjunto para decidir se a regra continua, é ajustada ou revogada em 2027.
O que muda para os consumidores
Com os domingos sem funcionamento:
- Muitos consumidores deverão antecipar as compras de supermercado para sexta ou sábado;
- A rotina de compras familiares pode sofrer mudanças no planejamento semanal;
- Padarias, açougues, lojas de bairro e pequenos comércios podem continuar abertos normalmente — ou seja, ainda haverá opções para compras de última hora.

