Estagiário tem direito a férias? Entenda as regras e benefícios

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ao ingressar em um estágio, muitos estudantes se perguntam: o estagiário tem direito a férias? As regras para estagiários diferem das normas trabalhistas comuns, buscando harmonizar a prática profissional com o meio acadêmico. Assim, ainda que o estágio não siga as mesmas convenções dos contratos formais de trabalho, existem direitos assegurados ao estagiário.

Estagiário tem direito a férias? Entenda as regras e benefícios
(Imagem: Geração/FDR)

A pergunta se o estagiário tem direito a férias já deve ter surgido em sua cabeça. Assim, é crucial entender que, idealmente, as férias dos estagiários devem coincidir com as férias escolares. No entanto, algumas particularidades precisam ser compreendidas para que o estagiário possa usufruir plenamente deste benefício.

Vamos mergulhar nos detalhes deste direito e em como ele impacta a vida dos estagiários.

Um estagiário tem direito a férias?

A resposta é sim, mas há algumas nuances a considerar, mas com condições específicas. Conforme a Lei do Estágio, estagiários têm direito a 30 dias de recesso a cada ano de estágio.

Além disso, sempre que possível, essas férias devem coincidir com suas férias escolares. Importante destacar que esses dias não são pagos, já que o estágio não é um emprego formal.

Embora a legislação não exija, muitas empresas continuam remunerando o estagiário durante o recesso como uma estratégia para atrair e reter talentos promissores. Saiba mais sobre como as empresas vêm adotando essa prática.

Regras essenciais para o recesso de estagiário:

  • Duração: Concessão de 30 dias por ano ou proporcional ao tempo de estágio.
  • Alinhamento: O recesso deve coincidir com as férias escolares do estagiário.
  • Remuneração: Não é obrigatório pagar durante o recesso, pois o estágio não constitui um vínculo empregatício. Ainda assim, várias empresas optam por manter o pagamento do valor da bolsa integral.

Como verificar os direitos de um estagiário?

A maneira mais eficaz é revisar o contrato de estágio, que deve detalhar as condições do recesso. Em caso de dúvidas, o estagiário deve consultar seu supervisor ou o departamento de RH. Além disso, estudar a Lei do Estágio (Lei n.º 11.788/2008) proporciona mais clareza sobre os direitos e deveres do estagiário.

Se ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir, veja como entender as diferenças entre as o estágio, trainee e jovem aprendiz.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com