Vale a pena trocar margarina por manteiga? Entenda os prós e contras

A dúvida entre margarina e manteiga é antiga e, de fato, desperta discussões entre médicos, nutricionistas e consumidores.

Enquanto a manteiga aparece como mais natural e saborosa, a margarina ganhou espaço por ser mais barata ─ e se vender como melhor para o coração.

Mas afinal, vale a pena trocar uma pela outra?

Margarina x manteiga: quais são as diferenças?

A manteiga é feita a partir da gordura do leite e contém mais gordura saturada, além de colesterol.

Já a margarina é produzida com óleos vegetais e, no passado, era rica em gorduras trans, mas hoje a maioria das marcas removeu esse componente prejudicial.

Enquanto a manteiga oferece um sabor inconfundível, a margarina é mais acessível e costuma trazer mais vitaminas. A escolha, portanto, vai além do preço: envolve saúde e praticidade.

Qual é a opção mais saudável?

  • Manteiga: por ser natural, pode ser uma boa opção, porém, você deve usar com moderação. Afinal, seu consumo exagerado eleva o colesterol LDL (“ruim”).
  • Margarina: é mais interessante para quem busca reduzir gorduras saturadas. Mas atenção à versão que você vai escolher, opte pela livre de gordura trans e com baixo teor de sódio.

Especialistas recomendam variar o consumo e priorizar óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de canola, no preparo das refeições.

Assim, manteiga e margarina podem ficar restritas a momentos específicos, sem excesso.

O que usar no dia a dia?

  • Para quem busca sabor em pães e receitas: manteiga.
  • Para quem pensa no coração e colesterol: margarina de boa qualidade.
  • Para quem quer equilíbrio: usar ambos com moderação e alternar com óleos vegetais.

Não existe uma resposta única. Vale a pena avaliar seus objetivos — sabor, saúde ou economia.

E com base nesses fatores, escolher a opção que melhor se encaixa na sua rotina, sempre lembrando do consumo equilibrado.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.