SALESóPOLIS, SP — A nova diretriz brasileira sobre o controle do colesterol, publicada em setembro de 2025, trouxe mudanças significativas nas metas de tratamento e criou uma nova categoria de risco, chamada “risco extremo”.

(Foto: Freepik)
O colesterol é essencial na produção de hormônios e formação de células. Contudo, em excesso, especialmente o LDL ou “colesterol ruim”, eleva o risco de infarto. O LDL se acumula nas artérias formando placas que bloqueiam o sangue.
Quais são as novas recomendações sobre colesterol?
- Baixo risco: menor que 115 mg/dL (antes era menor que 130 mg/dL)
- Intermediário: menor que 100 mg/dL (antes era menor que 100 mg/dL)
- Alto: menor que 70 mg/dL (sem alteração)
- Muito alto: <50 mg/dL (antes era menor que 70 mg/dL)
- Extremo: <40 mg/dL (nao existia na diretriz anterior)
A diretriz estabeleceu metas mais agressivas para pacientes com risco cardiovascular elevado, visando reduzir ainda mais os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”) e, assim, diminuir o risco de eventos cardiovasculares. Para eles, a meta é de menos de 40 mg/dL.
Foi introduzida uma nova categoria de risco, denominada “risco extremo”, para pacientes com histórico de eventos cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Esses pacientes devem alcançar metas ainda mais rigorosas de controle do colesterol.
Como reduzir o colesterol e prevenir o infarto?
Um estilo de vida saudável controla o colesterol e previne infartos. Aqui estão algumas estratégias:
- Alimentação Equilibrada: Alimentos ricos em fibras e baixo consumo de gorduras saturadas são fundamentais.
- Exercícios Regulares: Caminhar, pedalar e outras atividades ajudam a manter o peso ideal.
- Abstenção de Tabaco e Álcool: Evitar fumar e moderar no álcool melhora a saúde geral.
- Acompanhamento Médico: Exames regulares de colesterol são fundamentais para a saúde cardíaca.
Colesterol alto: Quem corre maior risco?
Muitos não percebem, mas vários fatores influenciam o colesterol. Hereditariedade, dieta, sedentarismo e condições médicas aumentam o risco. Além disso, indivíduos com pré-hipertensão enfrentam aumentos nos riscos de complicações cardíacas.
Compreender a importância do controle do colesterol é vital na prevenção de infartos. As novas diretrizes são um alerta para mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico. Seguir práticas saudáveis promove uma vida livre de complicações cardíacas.