O que é Worldcoin? Projeto mostra recuperação saltando 150% nos primeiros dias de setembro

O mercado de criptomoedas se agitou nos primeiros dias de setembro. Um dos ativos que chamou a atenção, foi o Worldcoin (WLD), que saltou mais de 150% em apenas quatro dias.

O token, criado por Sam Altman, CEO da OpenAI, busca unir blockchain, identidade digital e inteligência artificial em um único ecossistema.

Mas afinal, o que está por trás dessa valorização e por que esse projeto desperta tanto interesse — e polêmica?

O que é o Worldcoin?

O Worldcoin surgiu em 2019 com a proposta ousada de criar uma prova de humanidade no ambiente digital.

Para isso, o projeto utiliza um dispositivo chamado Orb, responsável por escanear a íris de voluntários e gerar um identificador único, conhecido como World ID.

Além da identidade digital, os participantes podem receber tokens WLD. Eles funcionam como moeda dentro do ecossistema e também têm uso em pagamentos, recompensas e participação em decisões de governança.

O objetivo principal, no entanto, é combater problemas crescentes na era da inteligência artificial, como bots, perfis falsos e manipulação de informações.

Mas desde sua apresentação, a iniciativa já enfrentou críticas por questões de privacidade, coleta de dados biométricos e até investigações regulatórias.

Por que o WLD disparou em setembro?

O salto recente de mais de 150% no preço do Worldcoin está ligado a uma série de fatores combinados:

Uma pessoa tem um globo digital em cima das palmas das mãos representando a posse da Worldcoin
Worldcoin ─ Imagem: Geração/FDR
  • Investimento institucional: a Eightco Holdings anunciou a compra de grandes quantidades de WLD para sua tesouraria, impulsionando o interesse do mercado.
  • Adoção crescente: com a popularização da IA, aumenta a demanda por ferramentas que provem a identidade humana — o que fortalece a proposta do Worldcoin.
  • Exposição midiática: analistas e traders destacaram o movimento, atraindo investidores e gerando efeito de “FOMO”.
  • Liquidez maior: a liberação de novos tokens em circulação ampliou o volume de negociação e deu mais visibilidade ao ativo.

Esse conjunto de elementos, portanto, fez com que o WLD saísse da letargia para voltar ao radar dos investidores, mesmo ainda sob forte volatilidade.

Você pode acompanhar o preço no gráfico com todos os detalhes no site da CoinMarketCap.

Vale a pena ficar de olho?

Apesar da recuperação impressionante, o Worldcoin continua sendo um projeto de alto risco, cercado de debates éticos e regulatórios.

Para especialistas, a valorização de setembro mostra o potencial especulativo do token, mas não garante sustentabilidade no longo prazo.

Ainda assim, a iniciativa de unir identidade digital e blockchain coloca o WLD como um dos experimentos mais ousados do setor. Dessa forma, ele tem a capacidade de redefinir como interagimos com a internet e a inteligência artificial.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.