Como o extrato do benefício do INSS pode salvar seu pagamento

SALESóPOLIS, SP — Você costuma olhar o extrato do seu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? De acordo com o Instituto algumas pessoas estão sendo convocadas por esse canal para que mantenham o pagamento do seu salário ativo. 

idoso
Como o extrato do benefício do INSS pode salvar seu pagamento
(Foto: I.A/Sora)

De acordo com o INSS há pelo menos 3 milhões de pessoas que não foram encontradas na prova de vida. Por isso, esses aposentados e pensionistas estão sendo convocados para realizar o procedimento de forma autônoma. 

Uma das maneiras de convocar os beneficiários é justamente o extrato do INSS. Não há outra forma como mensagem via WhatsApp ou ligação. 

Como a prova de vida afeta seu benefício do INSS?

A prova de vida é crucial para a continuidade do benefício do INSS. Este processo evita fraudes e garante que o benefício seja entregue a quem realmente tem direito. O extrato bancário é um meio prático de saber se é necessário cumprir essa exigência.

Quais informações o extrato do benefícios do INSS fornece?

  • Notificações do INSS: Mensagens informando a necessidade da prova de vida.
  • Datas Importantes: Prazos e datas essenciais para manter o cadastro atualizado.
  • Transações Recentes: Identifica mudanças ou irregularidades nos pagamentos.

Onde consultar o extrato do INSS?

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • Procure por “Extratos e comprovantes”.
  • Clique em “Extratos” e em seguida “Extrato do benefício”;
  • Confira as informações. 

Como consultar se precisa fazer a prova de vida?

Além do extrato do benefício, os interessados ainda podem fazer a consulta de outras formas:

  • Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e procure o serviço “Prova de Vida”. Se aparecer a data da última atualização, está tudo certo.
  • Pelo telefone 135: serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será preciso regularizar a situação pelo próprio aplicativo por meio de reconhecimento facial.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com