Costume comum do motorista pode causar multa e apreensão do seu veículo

SALESóPOLIS, SP — Motoristas, fiquem atentos! Uma prática rotineira pode trazer consequências sérias, como multa de trânsito e até apreensão do veículo. Muitas vezes, um costume que parece inofensivo, na verdade, tem graves complicações. 

multas de trânsito
Costume comum do motorista pode causar multa e apreensão do seu veículo
(Foto: I.A/Sora)

Transportar itens soltos no banco traseiro, como bolsas, marmitas, notebooks, travesseiros e outros, faz mais que desorganizar seu carro.

Os especialistas alertam que: em frenagens bruscas, esses objetos podem voar e ferir ocupantes, ou pior, causar acidentes. Assim, a legislação protege a segurança no trânsito.

Levar bagagem no banco traseiro dá multa?

De acordo com o artigo 248 e na ficha de enquadramento 721-80 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada infração de trânsito “transportar em veículo destinado ao transporte de passageiros carga excedente em desacordo com o art. 109”.

Mas há exceções. O transporte só é proibido quando a carga é superior a permitida, logo os itens abaixo não resultam em multa:

  • Mochilas, bolsas, pastas e sacolas;
  • Malas pequenas e valises;
  • Embrulhos e pequenos volumes de mão;
  • Equipamentos de auxílio à locomoção, como cadeiras de rodas, muletas, bengalas e próteses.

Evitar multas e maximizar a segurança

  • Utilize o Porta-Malas: Coloque sempre bagagens e itens soltos no porta-malas para evitar distrações e riscos.
  • Fixação Adequada: Se não tiver opção, use cintos para segurar tudo corretamente no banco de trás.
  • Acessórios Úteis: Utilize redes e organizadores para manter a ordem no veículo.

Qual valor da multa para quem transporta excesso de carga?

Motoristas que desrespeitam este regulamento enfrentam multas e até apreensão do veículo. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, essa infração resulta em cinco pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, apenas este ano, 320 veículos pelo Brasil foram autuados por esse tipo de infração.

Conclusão

Transportar bagagens no banco de trás parece seguro, mas não é. A prática coloca todos em risco, podendo resultar em multas e apreensão. Siga as orientações e evite surpresas no trânsito, contribuindo para uma circulação mais segura.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com