Se você trabalha nessas 7 profissões pode se aposentar antes dos 58 anos

SALESóPOLIS, SP — Você sabia que trabalhar em profissões insalubres pode garantir a possibilidade de se aposentar mais cedo? Algumas ocupações oferecem essa condição devido aos riscos e condições desfavoráveis, permitindo que profissionais se aposentem antes dos 58 anos.

aposentadoria
Se você trabalha nessas 7 profissões pode se aposentar antes dos 58 anos
(Foto: Freepik)

O que é aposentadoria especial?

A aposentadoria especial destina-se a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde. Isso inclui temperaturas extremas e ruídos elevados.

O benefício protege a saúde desses profissionais, permitindo que eles se aposentem após 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo da gravidade da exposição.

Quais profissões oferecem aposentadoria antecipada?

Aqui está uma lista de sete profissões que possibilitam a aposentadoria a partir dos 15 anos de contribuição e 55 anos de vida. 

  • Britador
  • Carregador de Rochas
  • Cavouqueiro
  • Choqueiro
  • Mineiros no Subsolo
  • Operador de Britadeira de Rocha Subterrânea
  • Perfurador de Rochas em Cavernas

Critérios para pedir aposentadoria especial 

Risco Exigência Observação
Baixo 25 anos de profissão + idade mínima de 60 anos  
Médio 20 anos de profissão + idade mínima de 58 anos Podem se aposentar os profissionais com exposição permanente ao amianto e os que trabalham em mineração subterrânea afastados.
Alto 15 anos de profissão + idade mínima de 55 anos Concedida apenas a trabalhadores da mineração subterrânea.

Como solicitar a aposentadoria especial?

Para solicitar a aposentadoria especial ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os trabalhadores devem comprovar a exposição aos agentes nocivos via Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Além disso, é necessário ter o registro formal na Carteira de Trabalho e laudos que confirmem as condições insalubres.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com