O Google Meet apresentou recentemente o recurso de Tradução Simultânea através de Inteligência Artificial. Por enquanto, ainda está em fase beta, e disponível apenas para assinantes do Google AI Pro.
De todo modo, já traz grandes expectativas, ainda mais para quem faz reuniões entre pessoas que falam idiomas diferentes.
Até o momento, ela funciona apenas entre inglês e espanhol. Porém é uma forma inovadora de traduzir, preservando o tom e a naturalidade da voz original.
Mais do que uma ferramenta de tradução, a novidade permite que a comunicação seja fluida, mesmo entre quem não domina o idioma do outro participante.
Para aproveitar, é preciso que um assinante ative a função e que todos configurem corretamente seus idiomas.
Como ativar e configurar a Tradução Simultânea no Google Meet
Ativação pelo assinante:
- Durante a reunião, o assinante do Google AI Pro deve clicar em Ferramentas da reunião (ícone no canto inferior direito). Em seguida, basta selecionar Tradução Simultânea.
- Escolha a combinação de idiomas para todos os participantes.
- Clique em Ativar tradução para todos. Um selo de Tradução Simultânea aparecerá no canto superior direito da tela de cada pessoa.
Configuração pelos participantes:
- Clique no selo de Tradução Simultânea no topo da tela.
- No menu suspenso, selecione Idioma que você fala e Idioma que prefere ouvir — eles devem ser diferentes para que a tradução funcione.
- Se for sua primeira vez, será necessário permitir a tradução da sua voz.
- Para parar, vá em Ferramentas da reunião e selecione Desativar tradução para todos.
Dica: para melhor qualidade, fale de forma pausada, evite sobreposição de vozes e utilize legendas automáticas como apoio.
Com esse passo a passo, você já pode usar a Tradução Simultânea no Google Meet e facilitar reuniões bilíngues de forma prática.