O Dia dos Pais celebra a figura paterna em muitos países, mas você já se perguntou por que, no Brasil, a data é celebrada em agosto? Ao contrário do que muitos acreditam, essa tradição não surgiu apenas para estimular o comércio, mas possui uma história rica e significativa.

Qual é a origem do Dia dos Pais?
O Dia dos Pais existe há mais de 4 mil, na Babilônia. A primeira celebração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. No ano de 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho.
Por que no Brasil comemoramos em agosto?
No Brasil, a tradição começou em 1953. Silvio Bhering, da publicidade do jornal “O Globo”, decidiu celebrar o Dia dos Pais em 16 de agosto. A proposta visava, além da homenagem, fortalecer os laços familiares, o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora.
Nos anos seguintes, a data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, e assim tem sido desde então.
Curiosidades sobre o Dia dos Pais
- Nos EUA, é celebrado em junho.
- Em Portugal, o Dia dos Pais é em 19 de março, dia de São José.
- Outros países, como na Rússia e Oriente Médio, têm datas próprias para a comemoração.
O Dia dos Pais vai além das promoções comerciais. Apesar das ofertas e campanhas, a essência da data é reconhecer a importância das figuras paternas em nossas vidas.
Como manter a tradição viva?
Celebre o Dia dos Pais de maneiras especiais. Uma reunião familiar, um gesto carinhoso, ou até uma simples ligação telefônica pode expressar gratidão e amor.
Assim, o Dia dos Pais no Brasil, celebrado em agosto, é uma tradição com múltiplos significados. Ele une famílias, homenageia paternidades e nos lembra da importância daqueles que sempre estão ao nosso lado.